26/11/2024
Cohab realizou a entrega de chaves do Residencial Chácara Primavera
Receber a chave do primeiro imóvel próprio é um dos momentos mais marcantes na vida de uma família. Na sexta-feira (22/11), quem viveu essa emoção foi a auxiliar administrativo Andressa da Silva, de 32 anos. Ela realizou o sonho da casa própria ao receber as chaves de seu apartamento no Residencial Chácara Primavera, construído no Campo do Santana por meio de parceria da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) com a iniciativa privada.
Inscrita na fila da Cohab desde 2013, Andressa havia sido convocada em 2021, mas devido a restrições em seu nome não conseguiu aprovar o financiamento habitacional naquela ocasião. Ela se planejou, regularizou as pendências e ganhou uma nova oportunidade. Nas últimas semanas, a Cohab entregou outras sete unidades no mesmo empreendimento, que tem um total de 448 apartamentos.
“Estou bem feliz, o condomínio é muito tranquilo, o apartamento é ótimo. A Cohab me ajudou bastante no processo, as parcelas couberam no meu orçamento, foi tudo perfeito. Agora quero deixar tudo do meu jeito para me mudar o quanto antes”, afirma Andressa, que atualmente mora na casa de parentes, com o companheiro Valdir Novais, 61 anos.
Benefícios
As parcerias da Cohab com a iniciativa privada estão entre as alternativas encontradas pela gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel para viabilizar o atendimento à fila de inscritos, em meio a um cenário de escassez de investimentos do governo federal, que historicamente financiaram o setor habitacional nas grandes cidades.
“As parcerias permitem que mais unidades sejam construídas no terreno, tornando os valores mais acessíveis para o comprador. Os imóveis são ofertados com condições especiais para os inscritos na Cohab e assim milhares de famílias deixaram de pagar aluguel ou viver na casa de parentes”, destaca o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
Ao estabelecer parcerias com a Cohab, as construtoras recebem incentivos urbanísticos do município, que possibilitam um maior adensamento dos condomínios de interesse social. No caso do Chácara Primavera, a parceria permitiu um acréscimo de 50% no número de unidades.
Além disso, as empresas parceiras também recebem incentivos fiscais, como a isenção de ITBI para a transferência da área em que é construído o empreendimento, isenção de IPTU durante o período de obras e isenção de ISS da execução da obra. Os benefícios urbanísticos e fiscais viabilizam uma quantidade maior de moradias que em consequência tornam-se mais baratas.
Comentários