top of page

Fala Curitiba entra na etapa de reuniões presenciais para priorizar as sugestões feitas pela população

  • admjornale
  • 5 de jun.
  • 4 min de leitura

05/06/2025



Começam nesta segunda-feira (9/6), às 19h, as reuniões de priorização das demandas apontadas no Fala Curitiba, programa da Prefeitura que colhe sugestões da população para melhorias na cidade. Os encontros desta nova fase vão até o dia 10 de julho e cada regional abrigará ao menos dois eventos no período. Todos acima de 16 anos de idade estão convidados a participar.


Nesta segunda-feira (9/6), as reuniões ocorrerão em dois locais. Na Regional Boa Vista, será no Colégio Estadual Pilar Maturana (Rua Rio Guaporé, 1.668 – Bairro Alto). Na regional Cajuru, ocorrerá na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém (Rua Amador Bueno, 627 – Cajuru).


“Em uma cidade de mais de 1,8 milhão de pessoas, é um desafio colher as sugestões apontadas pela população e organizá-las para as definições das prioridades orçamentárias. As reuniões de priorização são muito ricas, um excelente espaço de troca de informações entre a comunidade e os técnicos da Prefeitura”, avalia Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), órgão que organiza o Fala Curitiba ao lado da Secretaria do Governo Municipal (SGM).


Como funciona


Esta fase das reuniões presenciais de priorização contempla as sugestões para a Lei Orçamentária Anual (LOA). Na oportunidade, quem ainda não registrou suas demandas na internet ou no Fala Curitiba Móvel é convidado a preencher o formulário da consulta. Esses formulários se juntam aos dos participantes que já registraram sugestões nas duas fases anteriores do programa.


A seguir, os participantes são convidados a optar pela política pública sobre a qual querem fazer sugestões e serão direcionados a um grupo que tratará do tema. Em cada grupo, os participantes vão avaliar as sugestões apresentadas e, após a análise de todos, definir as três prioridades correspondentes a cada tema.


“É uma oportunidade de compreender as demandas sugeridas e, em conjunto com os participantes, elencar as que são de maior relevância e abrangência, para serem incluídas no Orçamento 2026. As reuniões têm a mediação de técnicos da Prefeitura, para que uma relação de três prioridades por política sejam selecionadas para a fase seguinte, a votação das prioridades, que acontecerá em agosto”, complementa Beatriz.


Números


Iniciadas em 6 de março deste ano, as consultas públicas do programa Fala Curitiba já tiveram a participação de 13.880 pessoas até o dia 27 de maio, data do mais recente balanço. No período, os moradores da cidade fizeram 36.833 sugestões sobre obras e serviços – 30.955 feitas presencialmente e 5.878 de forma virtual – para 21 áreas temáticas diferentes.


Das 21 áreas temáticas, Obras Públicas recebeu o maior número de sugestões, 6.491 no total. Em seguida, está a Saúde, com 4.465 e, em terceiro, aparece Esporte, Lazer e Juventude, com 4.088.


Os cidadãos podem fazer sugestões para a cidade pela internet, no canal disponibilizado no site da Prefeitura e também presencialmente, nos veículos do Fala Curitiba Móvel que percorrem os pontos da cidade – veja AQUI a programação.


Reuniões presenciais do Fala Curitiba


As reuniões ocorrem sempre às 19h.


9 de junho (segunda-feira)


Boa Vista – Colégio Estadual Pilar Maturana

Rua Rio Guaporé, 1668 – Bairro Alto


Cajuru – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém

Rua Amador Bueno, 627 – Cajuru


10 de junho (terça-feira)


Bairro Novo – Comunidade São José Ganchinho

Rua Antonio Chueda, 97 – Umbará


Pinheirinho – CTG Vinte de Setembro

BR-116, 19.439 – Pinheirinho


11 de junho (quarta-feira)


CIC – CAIC E.M. Cândido Portinari

Rua Antônio Geroslau Ferreira, s/n – CIC


Portão – Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo

Rua José Gonçalves Junior, 140


16 de junho (segunda-feira)


Boqueirão – Paróquia Santo Antônio Maria Claret

Rua Padre Simão Kalinowski, 447 – Alto Boqueirão


Tatuquara – Paróquia Sant’Ana

Estrada Del. Bruno de Almeida, 2565 – Campo de Santana


17 de junho (terça-feira)


Boa Vista – Salão da Igreja Santa Cândida

Rua Teodoro Makiolka, 155 – Santa Cândida


Matriz – Escola Municipal Irmãos Rebouças

Rua Engenheiros Rebouças, 1.255


23 de junho (segunda-feira)


CIC – Escola Municipal Otto Bracerense

Rua Des. Cid Campelo, 4.151 – CIC


Pinheirinho – Colégio Cívico-Militar Yvone Pimentel

Rua Sebastião Malucelli, 1.312 – Novo Mundo


24 de junho (terça-feira)


Cajuru – Igreja Batista Sião de Curitiba

Rua Cidade de Antonina, 500 – Cajuru


Boqueirão – Paróquia São Pedro Apóstolo

Rua Engenheiro Wladislau Dec, 1.045 – Xaxim


25 de junho (quarta-feira)


Boa Vista – Salão da Igreja Santa Efigênia

Av. Anita Garibaldi, 4.200


Santa Felicidade – Paróquia São Braz

Rua Antônio Escorsin, 1.840 – São Braz


26 de junho (quinta-feira)


Matriz – Primeira Igreja Batista de Curitiba

Rua Bento Viana, 1.200


Portão – Paróquia São Cristóvão

Rua Santa Catarina, 1.750


30 de junho (segunda-feira)


Boqueirão – Rua da Cidadania do Boqueirão – Auditório 2

Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430


Bairro Novo – Clube da Gente Bairro Novo

Rua Marcolina Caetana Chaves, 150 – Sítio Cercado


1º de julho (terça-feira)

CIC – E.M. Profª Maria do Carmo Martins

Rua João Dembinski, 1.377


Santa Felicidade – Clube de Pesca Vêneto

Rua Zen Bertapelle, 230 – Santa Felicidade


2 de julho (quarta-feira)


Cajuru – Paróquia Imaculada Conceição do Guabirotuba

Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 244 – Guabirotuba


3 de julho (quinta-feira)


Boa Vista – Salão da Igreja Sant’Ana do Abranches

Rua Vitório João Brunor, 668


4 de julho (sexta-feira)


Tatuquara – Auditório da Administração Regional do Tatuquara

Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n


7 de julho (segunda-feira)


Matriz – Auditório do Mercado Municipal de Curitiba

Rua da Paz, 608


8 de julho (terça-feira)


Portão – Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Avenida N. Sra. Aparecida, 1.637


9 de julho (quarta-feira)


Boa Vista – Salão da Igreja São Marcos

Rua Roberto Gava, 310


10 de julho (quinta-feira)


Cajuru – Auditório da Administração Regional do Cajuru

Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru


Foto: Divulgação

Comments


Últimas Notícias

bottom of page