top of page

Exposição Mutirão ressalta a importância dos catadores de recicláveis

27/10/2023


São 15 fotos da rotina de um grupo de trabalhadores do Sítio Cercado



Parte da história de catadores de materiais recicláveis de Curitiba está sendo contada na exposição fotográfica Mutirão, no auditório da Rua da Cidadania do Boa Vista (Avenida Paraná, 3.600).


São 15 fotos da rotina de um grupo de trabalhadores do Sítio Cercado sob as lentes do fotógrafo Ari Baiense. A exposição fica aberta até 17 de novembro.


As fotos já foram exibidas nas demais nove ruas da cidadania de Curitiba e no Portão Cultural com apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC).


Surpresa boa

A chefe de núcleo da FCC na Regional Boa Vista, Cris Herrera, disse que todas as exposições que acontecem na Rua da Cidadania são uma surpresa para as pessoas que vão utilizar os serviços e acabam se deparando com arte. “É muito positiva essa descentralização, trazendo as exposições para os bairros fora dos espaços que trabalham essencialmente com arte”, disse.


Associação de catadores

O nome Mutirão vem da associação de catadores de materiais recicláveis que Ari Baiense fotografou, com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desses profissionais e registrar a história do grupo.


Nascida em 2004, a Associação Mutirão é uma das 40 que fazem parte do Programa Ecocidadão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), que busca melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais também reutilizáveis.


Cada associação participante recebe remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões instalados com a finalidade de atender esta etapa da cadeia do lixo.

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page