Ex-deputada Irondi Pugliesi morre vítima da Covid-19

12/04/2021


Ela tinha 74 anos e estava internada no Hospital do Norte do Paraná



Morreu nesta segunda-feira (12), a ex-deputada estadual do Paraná Irondi Pugliesi, aos 74 anos, que morava em Arapongas. Ela lutava contra a Covid-19 e estava internada no Hospital do Norte Paranaense (Honpar), mas não resistiu às complicações da doença.


O pai de Irondi, Liberto Mantovani, de 97 anos, faleceu no último 28 de março, também vítima da Covid-19. A pouco tempo, a ex-deputada perdeu a irmã Irahi Mantovani de 75 anos, também por complicações do novo coronavírus.


Irondi foi presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina desde sua fundação, em 1986. Integrou a comissão que elaborou o anteprojeto da criação do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, sendo sua representante no Paraná. Representou o Paraná na conferência promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nairobi - Quênia (África), para avaliação da década da mulher, em 1985; no Congresso Nacional de Mulheres, promovido pela Federação Democrática Internacional de Mulheres em Moscou, em julho de 1987 e no 4 o Encontro Feminista Latino Americano e do Caribe, em 1987, no México.


Primeira mulher a participar da Assembleia Estadual Constituinte, onde teve 80% de suas propostas aprovadas, sendo autora da emenda ao artigo n° 170, estabelecendo como dever ao Poder Público o atendimento em creche e pré-escola às crianças de até seis anos de idade. É autora do projeto que instituiu a distribuição gratuita de leite de soja no município de Arapongas.


Fundadora do MDB e do PMDB; presidente do PMDB Feminino do Paraná por três gestões; delegada à Convenção Nacional e membro do Diretório Regional.


Fundadora e presidente do PST de Arapongas em 1991 e eleita membro do Diretório Regional em 1992. Presidente do PP de Arapongas e vereadora eleita em 1992.


Em 1994 elegeu-se deputada estadual para o seu terceiro mandato.


Na Assembleia Legislativa foi vice-presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e titular da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e ainda suplente da Comissão de Saúde Pública.

Últimas Notícias