top of page

Estagiários de enfermagem são reforço para a vacinação

05/08/2021


Cerca de 270 estudantes está prestando serviço na campanha



Da porta de entrada às salas de vacinação contra a covid-19 em Curitiba, estagiários de cursos de saúde, especialmente da enfermagem, têm sido um reforço importante para os profissionais da rede municipal na maior e mais desafiadora campanha de imunização do século.


A parceria da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba com 11 instituições de ensino superior e técnico abriu, neste semestre, vagas de estágio supervisionado para cerca de 270 alunos da área de enfermagem, que se revezam durante a semana nos pontos de vacinação da cidade.


“Há mais de duas décadas que as unidades de Curitiba são campo de estágio para os cursos de saúde. Com a pandemia essa parceria se estreitou e desde março de 2020 muitos alunos vieram contribuir em várias frentes, e agora na vacinação”, destaca Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.


Atividade

Nos pontos de vacinação os estagiários cuidam da triagem do público, fazem cadastro, conferem documentação e os mais experientes aplicam vacinas.


Como já é técnica e funcionária do Hospital do Trabalhador, a estudante de enfermagem Letícia Pacheco Pinheiro é uma das estagiárias aptas a aplicar vacinas.


“É muito gratificante colaborar e também uma oportunidade incrível de participar desse marco para a saúde pública”, diz Letícia.


Ajuda preciosa

Se para os estudantes o estágio nos pontos de vacinação é uma chance de ser protagonista de um pedaço da história, para os servidores da rede municipal de saúde que não tiveram descanso desde que a pandemia começou, a ajuda vai muito além do reforço de mão de obra.


“A presença deles tem sido motivadora para quem está há tanto tempo na linha de frente dessa operação de guerra contra a covid-19. O que eles nos trazem é mais que ajuda, é esperança e alegria para continuar essa batalha”, revela Rita de Cássia Araújo Moura, coordenadora da vacinação no Centro de Referência, Esportes e Atividade Física da Vila Guaíra.


Os estudantes têm a supervisão presencial dos professores e a participação rende carga horária de estágio obrigatório, mas alguns são tão animados e colaborativos que se oferecem como voluntários nos fins de semana.


Antes de iniciar o estágio, os professores passaram por capacitação no Pavilhão da Cura do Parque Barigui, para repassar aos alunos as informações e os protocolos da vacinação em Curitiba.


Outra preocupação das instituições foi selecionar alunos já imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. A presença dos professores também serve para assegurar que os estudantes estejam com todas as medidas de segurança em prática.


Por ano, a rede municipal de saúde de Curitiba recebe mais de dez mil alunos de instituições de ensino para estágio.


“Uma coisa é um estágio dentro de um equipamento de saúde em uma situação normal, completamente diferente é participar de uma estratégia de combate à pandemia, como agora. É uma experiência muito rica para a formação humana e epidemiológica desses futuros profissionais”, diz Mariana Padilha, enfermeira e professora da Unitec.

Últimas Notícias

bottom of page