top of page

Estado compra terreno e dá início ao Terminal Metropolitano de Londrina

01/02/2024


Anúncio da conclusão da operação, avaliada em R$ 19 milhões, foi feita pelo governador



Após dois anos de negociações, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (1) a conclusão do processo de compra de um terreno para a construção do novo Terminal Metropolitano de Londrina, no Norte do Paraná. A área, com mais de 12 mil metros quadrados, foi adquirida pelo Governo do Estado por R$ 19 milhões, através da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep).

A localização do terreno, que fica em frente ao Terminal Central da cidade, foi determinante para a definição da compra pelo Executivo Estadual. O objetivo é facilitar a integração entre os ônibus urbanos, que circulam dentro de Londrina, e os metropolitanos, que atendem cerca de 50 mil pessoas residentes nos municípios vizinhos – especialmente Cambé, Ibiporã, Rolândia e Jataizinho – e que se deslocam para a cidade diariamente.

Ratinho Junior destacou que além de concluir a compra do imóvel, o Governo do Estado já inicia imediatamente os estudos para implantação do terminal. “Este é o início da realização de um sonho antigo da população de Londrina e Região Metropolitana, em especial de quem utiliza o transporte coletivo. A construção de um terminal metropolitano vai resolver um transtorno de muitas décadas”, disse.

“Estamos trabalhando há bastante tempo para achar uma área compatível com a necessidade da população e conseguimos avançar na negociação desse terreno, que é bem grande, tem mais 12 mil metros quadrados”, salientou o governador. “Estamos fazendo aquisição e, junto com os prefeitos da região, já lançando a contratação do projeto para, em alguns meses, iniciar a construção dessa grande obra”.

Segundo o presidente Amep, Gilson Santos, a cidade de Londrina teve um avanço em relação ao transporte público urbano nos últimos anos, mas carecia de investimentos na infraestrutura do transporte coletivo metropolitano, que são de competência do Governo do Estado.

Eles explicou que todas as etapas do projeto – aquisição do terreno, elaboração dos Estudo de Concepção e anteprojeto e a construção do terminal – serão executadas pelo governo. “Por meio da Amep, o Governo do Estado está à frente desse importante projeto, que atende uma demanda antiga da região de Londrina. Obviamente, estamos conversando com os municípios para que eles possam contribuir com sugestões em todo o processo, para que no menor tempo possível possamos iniciar essa obra na cidade”, ressaltou Santos.

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, destacou que com o crescimento de Londrina e das cidades da região é necessário buscar soluções para melhorar a mobilidade e facilitar a vida da população. “Temos as cidades conurbanas, uma região metropolitana forte que necessita dessa integração não apenas no transporte, mas em todas as áreas”, afirmou.

Kommentare


Últimas Notícias

bottom of page