top of page

Estádio japonês tem 86% de lotação em teste contra Covid-19

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 1 de nov. de 2020
  • 2 min de leitura

01/11/2020


Organização das Olimpíadas vai usar tecnologia para monitorar o ar



A organização das Olimpíadas de Tóquio está buscando soluções para a realização do evento a partir do uso de tecnologia de monitoramento do público e do ar. O terceiro dia de testes de vigilância e combate da propagação da Covid-19 no Estádio Yokohama, no Japão, foi o mais radical: depois de dois jogos com 80% e 90% da capacidade de público liberadas, foi autorizada a ocupação total do espaço de 32.402 lugares para a partida de beisebol entre o DeNA BayStars e o Hanshin Tigers.


Embora a liberação tenha sido de 100%, o local acabou recebendo um público de 27.850 mil espectadores, o equivalente a cerca de 86% da lotação - bem mais do que os 50% até então permitidos pelo governo japonês desde o início da pandemia de coronavírus. A instalação sediará jogos de beisebol e softbol nas Olimpíadas de Tóquio no ano que vem. O oficial de entrega dos Jogos de Tóquio 2020, Nakamura Hidemasa, ficou animado com os resultados.


Dezenas de câmeras e sensores de alta resolução foram instalados no estádio para monitorar o uso de máscaras e o movimento dos torcedores, e o uso de máscaras é obrigatório. Houve ainda o uso dispositivos de monitoramento de dióxido de carbono e de medição da velocidade do vento, para avaliar a propagação das gotículas, e os torcedores tiveram que instalar aplicativos de rastreamento para que haja um controle sobre com quem se encontraram após os jogos. O público foi examinado nos portões quanto a máscaras, temperatura corporal e higienização das mãos. A entrada e a saída do estádio aconteceram em blocos, para evitar o congestionamento e a consequente aglomeração.


Os resultados, que ainda não foram divulgados, serão compartilhados com o governo japonês e o comitê organizador Tóquio 2020, que buscam medidas para evitar o contágio de público e atletas por Covid-19 durante as Olimpíadas. Para que o plano de higiene e segurança seja elaborado, os testes continuarão a acontecer, e o próximo já tem até data e local: semana que vem será a vez do Tokyo Dome, com capacidade para 55 mil pessoas, participar do experimento.


Comments


Últimas Notícias

bottom of page