Curitibana tira nota máxima na redação do ENEM 2021
- admjornale
- 17 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
17/02/2022
Emily Moraes de Oliveira é uma entre os 10 alunos no Brasil que alcançaram esse resultado

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na última semana as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021. Mais de dois milhões de estudantes de 1.747 municípios brasileiros prestaram as provas que testaram os conhecimentos em redação; ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos, matemática e, as tecnologias de todas elas.
A curitibana Emily Moraes de Oliveira, aluna do Colégio Sesc São José, conquistou uma façanha: foi uma dos dez alunos brasileiros que obteve a nota máxima na redação do ENEM 2021: 1.000 pontos.
Emily cursou todo o Ensino Fundamental em escola pública e quando soube do processo seletivo do Colégio Sesc São José entendeu ser uma oportunidade para aprimorar os estudos. Em 2019, ela resolveu fazer o ENEM como treineira e conta que na redação obteve apenas 580 pontos. O resultado obtido foi um alerta para a estudante.
“Entendi e aprendi no colégio que eu precisava criar uma rotina de estudos e me organizar. Passei, então, a fazer duas redações por semana”. Ela revela que a prática e a leitura constante foram os segredos para escrever com desenvoltura o tema do ENEM 2021: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".
Em 2021, Emily cursava o terceiro ano do Ensino Médio pela manhã, trabalhava como aprendiz em um banco à tarde e, à noite, após chegar em casa, estudava até a uma hora da manhã, para só então dormir e acordar às 6 horas da manhã. “Todo o esforço valeu a pena. Tanto que se pudesse, eu faria o colégio novamente. Foi uma oportunidade única em minha vida.” Hoje, formada no Ensino Médio, com 19 anos, Emily inscreveu-se no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e espera conseguir uma vaga no curso de Medicina, na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Foto: Arquivo pessoal
Comentarios