30/03/2024
Toda a energia gerada foi distribuída para 269 prédios públicos da Prefeitura
Nos últimos 12 meses, o sol que brilhou na Caximba, onde há 21 anos funcionou o antigo aterro sanitário, transformou a radiação solar em energia fotovoltaica. Mais do que isso, o funcionamento da Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico da Caximba comprovou que uma boa ideia pode ser colocada em prática e gerar um futuro melhor.
Na sexta-feira, dia 29 de março, a Pirâmide Solar completa um ano de história. Inaugurada em 2023, no mesmo dia em que Curitiba completou 330 anos, a Pirâmide Solar já gerou 4.598.094 Kwh (kilowatts/hora), energia suficiente para abastecer 20 mil residências por um mês (residências com família de quatro pessoas).
Isso representou uma economia de R$ 2,34 milhões para os cofres do município (R$ 2.344.264). Recurso que pode ser utilizado em outras áreas da cidade como para subsidiar refeições do Mesa Solidária e investir em ações de educação ambiental com a Família Folhas.
Toda a energia gerada foi distribuída para 269 prédios públicos da Prefeitura de Curitiba, como Armazéns da Família, os cinco Restaurantes Populares, Sacolões da Família, Ruas da Cidadania e módulos da Guarda Municipal.
Sozinha, a Pirâmide Solar já é responsável por abastecer 30% da energia consumida pelos prédios públicos da Prefeitura. A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos da Pirâmide Solar é injetada na rede de distribuição da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) e o valor é abatido da conta de energia do município.
“A nossa Pirâmide Solar é um exemplo para o mundo de como é possível gerar energia de forma limpa e renovável e buscar a justiça climática. Ela transforma a luz solar em energia limpa. É uma ideia inteligente, como a nossa Curitiba. Está ajudando a diminuir a poluição no mundo e também provoca nas pessoas o sentimento de que é possível vencermos os efeitos perversos do aquecimento global”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, a Pirâmide Solar de Curitiba é emblemática e representa o movimento da cidade rumo à transição energética. “É uma ação necessária para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e a emissão de gases. Assim, a nossa cidade vem se tornando protagonista também em relação às mudanças climáticas”, explicou Marilza.
A Pirâmide Solar é a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro desativado da América Latina.
Comments