Dr. Benevenuto mostra que atletas buscam atenuar as linhas de expressão
- JORNALE
- 26 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
26/08/2021
Tratamento com toxina botulínica tem dado resultado para quem tem intensa atividade física

Quando passamos em uma academia ou centro de treinamento, é comum ver atletas em suas práticas dando o máximo de seu esforço para alcançarem seus objetivos. A demanda de muita força ou concentração para praticar atividades físicas, acarreta esforço redobrado dos músculos da face, popularmente as movimentações são chamadas de “caretas” e esse costume pode ser prejudicial à musculatura facial.
O personal trainer Thyago Silveira, professor de uma grande rede de academias no Brasil, percebeu entre seus alunos e relatou: o fato de aliar a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação com os procedimentos são uma maneira das pessoas se sentirem mais felizes com o resultado, e por conta disso elas vão seguir o caminho da longevidade.
Nessa premissa, de acordo com o dentista Kesley Benevenuto, especialista em técnicas que utilizam a toxina botulínica para auxiliar no rejuvenescimento estético. “Nota-se uma crescente de atletas e praticantes de esportes que buscam por procedimentos com base na substância para manterem a aparência juvenil, bem como para amenizar as cômicas caretas”, revela o profissional.
De acordo com o especialista, boa parte da flacidez facial e surgimento de rugas se estabelecem também por conta da perda de gordura corporal, que diminui a distância entre pele e músculo, que antes era preenchida com uma camada de gordura, que funcionava como uma espécie de amortecedor do movimento da musculatura na pele.
Recentemente, a influenciadora fitness, Ticiana Nogueira, foi em busca do Dr. Benevenuto para fazer uma análise de seu novo rosto após perder 15 quilos, resultado de realimentação e uma rotina rígida de exercícios. O emagrecimento de Ticiana, assim como de muitos atletas com enfoque em perda de peso, gerou marcas de expressão que não a agradavam. Com a ação de paralisação dos músculos, Ticiana resolveu sua preocupação com a aparência relacionada aos exercícios, e tornou-se uma cliente fiel à substância.
A utilização da toxina botulínica para tratamentos estéticos é permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Brasil, a ANVISA, desde 2002, e age por meio da paralisia neuromuscular, inibindo a contração muscular de forma parcial ou completa.
A substância é utilizada pelo Dr. Benevenuto auxilia centenas de pacientes e mostrando sua expertise, o dentista aplica a toxina em seus procedimentos. Para pessoas com constantes práticas esportivas, a aplicação da substância ajuda a manter uma contínua manutenção da pele.
Em um estudo realizado por integrantes da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC - Goiás) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG), publicado em 03 de dezembro de 2020 para a Revista Brasileira Militar de Ciências, é possível analisar a multifuncionalidade da toxina também no âmbito terapêutico. No aspecto estético, a utilização funciona como um agregador não apenas médico, mas também psicológico, visto que muitos pacientes utilizam dessas técnicas para elevar a autoestima.
Comments