11/10/2024
O dispositivo foi desenvolvido por uma startup curitibana

Um dispositivo capaz de detectar o câncer de mama de forma mais rápida, pouco invasiva e de baixo custo é desenvolvido por uma startup curitibana. A partir de uma amostra de sangue do paciente o biossensor da Hyla Biotech identifica, em até 30 minutos, a presença ou ausência de um tumor.
Após a confirmação, a pessoa já pode ser encaminhada para fazer exames mais aprofundados e iniciar o tratamento. A ideia do projeto surgiu em 2019, quando a bióloga curitibana Maria Luiza Ferreira, e o orientador, Leonardo Foti, se questionaram porque muitas mulheres morriam por câncer de mama, mesmo com tantas pesquisas e terapias avançadas.
No Brasil, mais de 18 mil mulheres morreram pela doença em 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Dos casos registrados, 41% só foram descobertos quando já estavam em estágios avançados. A Hyla Biotech, startup responsável pelo projeto, foi aprovada no primeiro edital do programa Paraná Anjo Inovador, do Governo do Estado, que oferece apoio financeiro e técnico.
Comments