Dia Mundial de Higiene das Mãos: um ato que pode salvar vidas

05/05/2021

5 dicas para ensinar a crianças a importância

de higienizar as mãos


Lavar as mãos sempre foi uma das medidas mais importantes para reduzir a incidência e disseminação da gripe, especialmente entre as crianças. Com a pandemia da Covid-19, a atitude ganhou ainda mais importância, por ser considerada uma das mais eficazes para combater a doença.


Em Curitiba, os estudantes da Educação Infantil aprendem desde cedo, de forma lúdica e divertida, como lavar as mãos corretamente e o porquê isso é tão importante. Tradicionalmente, a Fada das Mãos mostra aos alunos do Colégio Marista Santa Maria, como é importante conhecer a forma correta de lavar as mãos. Num espaço decorado com tecidos e com almofadas dispostas em roda no chão, alunos com idade de 1 a 6 anos são recebidos pela enfermeira Meira Marques, que se veste de fada para entreter e informar os pequenos.


Além de mostrar como utilizar água e sabão para a melhor higienização, Meira explica sobre a importância de ter garrafinhas de água individuais e como higienizá-las. Ao compartilhar uma garrafinha, por exemplo, é possível pegar gripe e outras viroses respiratórias. A ação é realizada há mais de seis anos, mas em função dos protocolos de distanciamento social, não será realizada neste ano. No entanto, nos anos anteriores foi observada uma redução significativa dos números de casos de gripe entre os alunos, mostrando que informação pode ser essencial para a saúde.


Entre as principais orientações da Fada estão:

- não compartilhar copos e garrafas de água. Dessa forma evita-se o contágio de doenças contagiosas como a gripe e covid-19, por exemplo.

- não encostar a boca em bebedouros e lugares compartilhados. Assim como as garrafinhas, esses locais podem estar contaminados com bactérias.

- sempre lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro.

Além de manter esse hábito, é importante também lavar corretamente as mãos, incluindo as unhas, o dedão e o espaço entre os dedos.

- Quando não for possível ter acesso à água e sabão, usar álcool em gel.

- Usar máscara quando estiver em ambientes compartilhados. E dentro de casa, tossir na parte de dentro do cotovelo também é recomendado para evitar a disseminação da gripe.


Sobre os Colégios Maristas: os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br. Luiza Lafuente Woellner dos Santos

(+55 41) 9 9268 8613 luiza@pg1com.com

Últimas Notícias