Dia da Luta Antimanicomial será celebrado na Praça da Matriz nesta sexta-feira (23) em Araucária
- admjornale
- 21 de mai.
- 1 min de leitura
21/05/2025

Nesta sexta-feira (23), Araucária promove uma programação especial em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, na Praça da Igreja Matriz, das 9 às 11h30. A ação é organizada por representantes dos usuários e familiares dos serviços de saúde mental, em parceria com a Associação de Saúde Mental Dr. Régis Viola e com apoio do Departamento de Atenção Psicossocial da Prefeitura.
Com o tema “inclusão social, cuidado em liberdade e respeito à autonomia e à diversidade”, o evento busca reforçar a importância do tratamento humanizado e da integração social de pessoas com transtornos mentais.
A programação inclui sessão de alongamento, apresentações culturais e uma exposição de itens produzidos nas oficinas terapêuticas da Arausol e Hortasol. O enfoque da atividade é cultural e informativo, e pretende conscientizar a população sobre os avanços na forma de cuidado em saúde mental no Brasil.
A data marca uma luta histórica por uma assistência pautada na garantia dos direitos humanos, na superação do estigma e preconceito e no rompimento com a lógica da internação psiquiátrica como única alternativa de tratamento.
Questões relacionadas à saúde mental impactam diretamente a vida das pessoas e de suas famílias. Ao promover ações afirmativas e eventos públicos de visibilidade, o município fortalece o papel terapêutico da participação social e contribui para a redução do preconceito em torno das questões de saúde mental.
Foto de arquivo: Crédito Carlos Poly/SMCS
Comentarios