Curso online e gratuito voltado a profissionais de turismo do Espírito Santo

26/02/2021


Iniciativa faz parte de parceria com a UnB e tem o objetivo de ofertar cursos direcionados às necessidades do turismo de cada região



O Ministério do Turismo lança, nesta quinta-feira (25.02), o curso online e gratuito “Qualificação em Serviços do Turismo: Cidadania e Mercado de Trabalho” para a rota turística estratégica Vitória e Montanhas Capixabas (ES). A capacitação é voltada a profissionais de turismo ou aspirantes a uma vaga no setor que atuem no estado do Espírito Santo. A live de lançamento acontece às 19h30 e pode ser acompanhada pelo Youtube.


Nesta semana, o Ministério do Turismo abriu inscrições para cursos de qualificação de profissionais e gestores em outras quatro rotas turísticas: Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF/GO); Recife, Olinda e Porto de Galinhas (PE); Rio Imperial (RJ); e Costa do Sol - Região dos Lagos (RJ).


Estas qualificações estão previstas no previstas programa Qualifica + Turismo e são resultado de uma parceria entre o MTur e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Excelência em Turismo da universidade. Firmada no ano passado, a iniciativa busca identificar as demandas de capacitação em 30 rotas turísticas estratégicas do país e oferecer o curso mais indicado a cada uma delas, buscando maior eficiência e engajamento. As rotas fazem parte do programa Investe Turismo – lançado pelo Ministério do Turismo, com apoio do Sebrae e Embratur para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade de rotas estratégicas brasileiras.


O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, destaca que a iniciativa fortalece o Plano Nacional de Qualificação de Turismo. “Foi com base na necessidade de cada rota que desenhamos este modelo de capacitação. Os cursos ofertados são de excelência, disponibilizados gratuitamente. Tudo isso para garantir qualidade de oportunidade a todos os profissionais de turismo”, reforça.


PROGRAMAÇÃO - Os cursos lançados nesta semana concluem a primeira fase de oferta de capacitação prevista no termo firmado entre MTur e UnB que inclui oito rotas estratégicas distribuídas nas cinco regiões do país e dão início à segunda etapa que contemplam outras 22 rotas.


As rotas previstas na primeira etapa englobam 55 municípios: Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF); Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO); Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA); Teresina e Serra da Capivara (PI); Natal e Litoral (RN); Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas (MG); Rio de Janeiro Imperial (RJ); e Corredor do Iguaçu (PR).


Já na segunda fase estão as demais 22 rotas, abrangendo 117 municípios, entre eles a região turística do Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT); Rota Pantanal Sul e Bonito (MS); Manaus e Polo Amazônico (AM); Palmas e Jalapão (TO); Boa Vista e Monte Roraima (RR); Macapá (AP); Maceió e Costa dos Corais (AL); Fernando de Noronha (PE); Costa do Descobrimento (BA); Costa do Sol – Região dos Lagos (RJ); e Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS), entre outras.


Para executar o programa, a UnB reestabeleceu e ampliou a Rede Nacional de Pesquisadores de Base Territorial, efetivando um recorte para os que trabalham com as rotas turísticas definidas pelo Investe Turismo. Assim, ao longo do trabalho, serão envolvidas 24 instituições federais de ensino superior e 93 pesquisadores, entre professores, doutorandos, mestrandos e graduandos.


Fonte: MTur

Últimas Notícias