Curso gratuito de turismo criativo para profissionais de Alagoas

12/03/2021


A previsão é de que a capacitação tenha início no próximo dia 18 de março. Foram ofertadas 18 vagas a trabalhadores do setor



O Ministério do Turismo ofertará, a partir de 18 de março, o curso “Turismo Criativo: construindo alternativas” para profissionais do Turismo de seis municípios alagoanos. Promovido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas e com o Instituto Federal de Alagoas, o curso irá proporcionar conhecimento aos trabalhadores do setor em assuntos relacionados à economia criativa. A qualificação abrange as cidades de Maceió, Barra de Santo Antônio, Japaratinga, Porto de Pedras, Maragogi e São Miguel dos Milagres, que integram o programa Investe Turismo no estado.


Ao todo, estão inscritos 18 profissionais que atuam na produção de produtos ou serviços turísticos, após seleção conduzida pela Universidade Federal de Alagoas a partir dos requisitos de participação predefinidos. E contará ainda com a participação de seis observadores da Rede da Política Nacional de Qualificação do Turismo.


Entre os conteúdos que serão apresentados para os participantes estão: um diagnóstico conjunto da situação do Turismo nos respectivos municípios, bases e princípios da economia criativa no setor e planejamento interpretativo, integrado e participativo dos profissionais. Além disso, serão tratados os conceitos de comunicação e marketing, relações interpessoais, atendimento ao turista e viabilidade econômico-financeira dos caminhos construídos para um turismo criativo, considerando a realidade sociopolítica e econômica do recorte territorial.


Esta qualificação está prevista no programa Qualifica + Turismo e são resultado de uma parceria entre o MTur e a Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Excelência em Turismo da universidade. Firmada no ano passado, a iniciativa busca identificar as demandas de capacitação nas 30 rotas turísticas consideradas estratégicas do país e oferecer o curso mais indicado a cada uma delas, buscando maior eficiência e engajamento.


Estas rotas turísticas fazem parte do programa Investe Turismo – lançado pelo Ministério do Turismo, com apoio do Sebrae e Embratur para acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade e a competitividade de rotas estratégicas brasileiras.


Fonte: MTur

Últimas Notícias