Curso de Operador de Empilhadeira abre pré-inscrição nesta quarta-feira (1.º)
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
31/03/2026

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação (Semde), abre nesta quarta (1.º), a partir das 8h, as pré-inscrições para uma nova turma do curso de Operador de Empilhadeira. A iniciativa faz parte do Programa Capacita Pinhais, voltada à qualificação profissional dos pinhaienses, de forma gratuita.
As aulas vão ocorrer entre os dias 22 e 25 de abril, com carga horária de 20 horas. Nos dias 22, 23 e 24, o horário será das 18:30h às 21h30h. No dia 25, sábado, das 8h às 17h. O conteúdo é ministrado pela empresa M2 Capacitação e Consultoria.
Os requisitos para pré-inscrição são:
- Residir em Pinhais;
- Idade mínima de 18 anos;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B atualizada;
- Ter concluído até o 5.° ano do Ensino Fundamental.
As vagas são limitadas e a pré-inscrição não é garantia de vaga. Os 14 primeiros a completarem o registro no site e que atenderem os requisitos terão a inscrição aprovada; o restante ficará na lista de espera. Com antecedência de até dois dias úteis antes da abertura do curso, será publicada uma lista no site da Prefeitura com os nomes dos candidatos.
Será feito contato com os candidatos para que compareçam na Agência do Trabalhador de Pinhais, levando documento de identificação, CPF e comprovante de endereço atual para efetivar a matrícula.
A inscrição para a vaga reservada à PcD deve ser feita presencialmente na Agência do Trabalhador, a partir desta quarta (1.º), das 8h às 16h. Além da documentação básica de identificação e comprovante de endereço, é preciso levar laudo médico. O primeiro candidato que comparecer e atender os requisitos será matriculado no curso. Caso haja mais interessados com esse perfil, ficará em lista de espera.
Conteúdo formativo
O curso vai abordar: conceito de empilhadeira; classificação das empilhadeiras; equilíbrio da empilhadeira; componentes da empilhadeira; normas de segurança – NR10; manutenção; simbologia de instrumentos e cargas; observação diária (tabela); colocar a empilhadeira em marcha; carregar a empilhadeira; transportar materiais diversos; inspeção da empilhadeira (prática).
Serviço
Informações: (41) 99137-4539.
Inscrições pela internet, a partir das 8h desta quarta-feira (1.º)
Vaga PCD: inscrição a partir do mesmo horário, presencialmente na Agência do Trabalhador: Avenida Ayrton Senna da Silva, 2842 - Estância Pinhais - Pinhais -PR.
Foto: Prefeitura de Pinhais







Comentários