top of page

Curitiba tem laboratório para análise de espécies de mosquitos

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 30 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

30/10/2022


Secretaria da Saúde coleta ovos por meio das armadilhas ovitrampas



O Programa Municipal do Controle do Aedes de Curitiba ganhou um laboratório de entomologia, que vai agilizar a análise de ovos, larvas e do mosquito coletados durante as ações realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs). A identificação mais ágil dos locais em que há a presença do Aedes aegypti ajudará na adoção de estratégias de enfrentamento.


Esse é mais um dos investimentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para fortalecer o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya. Foram gastos mais de R$ 23 mil em compra de novos equipamentos.


“Nós não estamos poupando esforços, além dos mutirões Curitiba Sem Mosquito, a Prefeitura vem investindo em novas estratégias como o uso de drones em inspeções, mas também precisamos da colaboração dos curitibanos”, disse a secretária municipal da Saúde Beatriz Battistella Nadas.


O laboratório foi instalado dentro da Unidade de Zoonoses e Vetores da SMS. Para a estrutura, foram instaladas bancadas para manuseio do material coletado, pia e a compra de equipamentos como microscópios, lupas, armário, incubadora além dos insumos e utensílio necessários.


Para a bióloga Tatiane Robaina, que passa parte da sua jornada de trabalho analisando as amostras, o investimento trouxe mais qualidade e agilidade para a rotina de trabalho da equipe e planejamento das ações.


“Identificamos a presença de ovos nas armadilhas coletadas e já colocamos na incubara pra eclodir. Em cerca de cinco dias já teremos a larva para analisar, se der positivo para o aedes aegypti já podemos traçar uma estratégia para a região onde os ovos foram encontrados” contou Tatiane.


“Sem a ajuda da incubadora ficávamos esperando as condições climáticas, o que em Curitiba é meio complicado”, completou.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page