13/06/2024
Terceiro óbito pela doença na cidade ocorreu em abril

O Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, atualizado nesta quarta-feira (12), mostra que a capital paranaense registrou 1.352 novos casos e um novo óbito pela doença, desde o último boletim, divulgado em 5 de junho. A morte ocorreu em abril, mas estava em investigação, por isso só foi divulgada neste momento.
A vítima é uma mulher de 79 anos, com comorbidades, residente no distrito sanitário do Boqueirão. Ela chegou, com o Samu, na UPA Campo Comprido no dia 7/4, com histórico prévio de desmaio e com rebaixamento do nível de consciência. Segundo familiares, a paciente tinha sintomas inespecíficos havia três dias. Prontamente, ela foi atendida e foi realizado o exame, que identificou a doença (dengue com sinais de alarme). Ela foi hidratada, medicada e transferida para hospital. O óbito ocorreu em 15 de abril.
Além desta nova morte por dengue, Curitiba já havia registrado outros três óbitos pela doença em 2024. Um deles refere-se a um bebê de 9 meses, sem comorbidades, que morreu em maio. E os outros dois referem-se a duas mulheres, que morreram no mês de abril. Uma de 49 anos, sem comorbidades, que contraiu a doença num município do interior do estado, tendo também recebido o tratamento e falecido neste mesmo local. A outra vítima é uma mulher de 75 anos, moradora da região do CIC, que tinha uma importante comorbidade cardiovascular.
Curitiba já contabiliza, ao todo, 12.656 casos de dengue em 2024. Do total, 1.352 são novos casos divulgados no boletim desta quarta-feira (12) – sendo 71 referentes a notificações da última semana e o restante referentes a casos de semanas anteriores, mas que tiveram a investigação concluída apenas agora.
Nesta quarta-feira (12), Curitiba tem sete pacientes com confirmação de dengue, residentes do município, internados em leitos SUS, sendo seis em leitos clínicos e um em leito de UTI.
Comments