Curitiba promove workshop para implantação de ônibus elétricos

25/05/2022


Evento ocorre nesta quarta (25) e quinta (26)



Como parte da estratégia de adoção da eletromobilidade em larga escala na Rede Integrada de Transporte (RIT), Curitiba promove, nesta quarta (25/5) e quinta-feiras (26/5), o Workshop de Implementação de Ônibus Elétricos. Destinado a convidados dos setores público, privado e do Terceiro Setor, especialistas da área do transporte, o evento será realizado no Complexo Imap no Parque Barigui, a partir das 9h. Cconfira a programação no link: [https://mid.curitiba.pr.gov.br/2022/00344840.pdf].


A oficina faz parte da Tumi (Transformative Urban Mobility Iniciative) E-Bus Mission, iniciativa financiada pelo governo alemão e entidades parcerias de apoio a 20 cidades do mundo, entre elas a capital paranaense, na transição da matriz energética do diesel para a eletricidade.


“Buscamos um modelo que atenda às necessidades de Curitiba e demandas dos usuários do transporte, com segurança, conforto e qualidade. Nossa estimativa é poder contar, até 2024, com a entrada em operação de 150 ônibus elétricos na cidade”, observa o presidente do Instituto de Pesquisa e Ippuc.


O workshop reunirá no Barigui representantes de instituições públicas e privadas, entre fabricantes, montadoras e operadoras do transporte público, que terão oportunidade de conhecer tecnologias disponíveis, mecanismos de financiamento e modelos de negócio vigentes para a introdução de ônibus zero emissões por parte de instituições financeiras e investidores.


PlanClima


A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2 e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.


A inserção da eletromobilidade na RIT integra as iniciativas de Curitiba de zerar as emissões de CO2 até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.


TUMI E-bus Mission


Com a meta de acelerar a transição para ônibus elétricos globalmente a TUMI (Transformative Urban Mobility Iniciative) E-Bus Mission é financiada pelo Ministério Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) com o suporte do grupo de organizações constituído por: C40 Cities, Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), The International Council on Clean Transportation (ICCT), The Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), ICLEI – Local Governments for Sustainability, The International Association of Public Transport (UITP) and World Resource Institute (WRI). A proposta foi apresentada no painel Climate-friendly Transport (ACT)-Initiative, na Conferência de Ação Climática das Nações Unidas, em setembro de 2019.


Neste princípio de projeto, a iniciativa apoia a 20 cidades no processo de transição para a inserção de ônibus elétricos. Até o fim deste ano, os financiadores e parceiros do projeto pretendem expandir a 100 cidades aprendizes. A meta é chegar a 2025 com 500 cidades envolvidas no processo de mudança da matriz energética do transporte, resultando numa aquisição de mais de 100 mil ônibus elétricos e numa redução de mais de 15 megatoneladas de emissões de CO2.


Foto: Daniel Castellano/SMCS

Últimas Notícias