Curitiba prepara estrutura para receber vacinas da Pfizer

29/04/2021


Imunizantes devem ser conservados a temperaturas muito baixas



Curitiba deverá receber na próxima semana 32.760 doses da vacina contra a covid-19 produzidas pelo laboratório Pfizer. Os imunizantes serão repassados pelo Ministério da Saúde para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que repassará para a capital. Os imunizantes produzidos pela Pfizer adquiridos pelo Brasil serão prioritariamente usados pelas capitais, devido à estrutura de maior complexidade exigida para condicionamento e manuseio.


A vacinação com o imunizante da Pfizer ficará concentrada no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, onde será preparada estrutura para o armazenamento das doses. O pavilhão tem uma sala de vacinas climatizada que possibilita a preparação do imunizante para uso.


O imunizante exige armazenamento inicial de -70ºC e deve passar por um delicado processo de descongelamento para o uso final. Outra diferença desse imunizante é que após descongelado ele precisada ser diluído em solução injetável de cloreto de sódio 9 mg/ml (0,9%). Após a diluição a vacina deve ser utilizada em no máximo seis horas.

Últimas Notícias