top of page

Curitiba participa de mutirão de cirurgias bariátricas

05/03/2024

Para combater a obesidade, 100 cirurgias foram planejadas para uma semana no Brasil



Em 4 de março foi notabilizado o Dia Mundial da Obesidade e ações de prevenção à doença foram realizadas. Uma alternativa para os afetados é a cirurgia bariátrica. Para reduzir a fila do SUS, algumas cidades brasileiras promovem mutirões dessa cirurgia, incluindo Curitiba.

 

Na capital, o Hospital Evangélico Mackenzie hospeda o mutirão pela primeira vez. 100 cirurgias foram planejadas em uma semana em todo o país, 10 delas em Curitiba.

 

Segundo o Ministério da Saúde, no Paraná, há 222.140 pessoas indicadas para tratamento cirúrgico da obesidade, das quais 76.276 têm obesidade mórbida, correspondendo a 4,71% da população estadual. O número de monitorados no estado chega a 1,4 milhão.

 

Dados do Datasus mostram que o número de cirurgias bariátricas no Brasil em 2023 foi 40% menor que em 2019, ano pré-pandemia. Em Curitiba, foram realizadas 1.328 cirurgias pelo SUS em 2023.

 

Para se submeter à cirurgia bariátrica pelo SUS, o paciente deve se inscrever no programa “Obesidade Zero”, sendo a cirurgia realizada apenas com recomendação médica, baseada em critérios como índice de massa corporal acima de 40.

Comentarios


Últimas Notícias

bottom of page