top of page

Curitiba ganha Plano Municipal de Políticas para Mulheres

23/12/2023


Proposta foi apresentada pela Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres



A Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres vem reafirmando o compromisso com a igualdade de gênero e o combate à violência com políticas públicas que buscam sensibilizar a sociedade e promover uma mudança cultural em direção à equidade.

Em 2023, o lançamento do Plano Municipal de Políticas para Mulheres representou um passo significativo na promoção da igualdade e respeito aos direitos. E o lançamento do Plano de Ação de Gênero no Bairro Novo da Caximba, com o apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), reforçou esse compromisso.

O projeto 60+ Sem Violência, apoiado pelo Imap, envolveu quatro capacitações em diferentes regiões da cidade sobre proteção às vítimas com mais de 60 anos de idade.

Para atingir um público mais amplo, a Assessoria realizou palestras e rodas de conversa em escolas municipais e estaduais, abordando temas como os direitos da mulher e masculinidade consciente. Essas atividades também foram estendidas a mulheres indígenas, migrantes, em situação de rua, profissionais do sexo e mulheres catadoras de material reciclável, promovendo a conscientização sobre os serviços municipais disponíveis para elas.

Durante os blocos carnavalescos de Curitiba, a cidade lançou a campanha Respeite o Meu Espaço, que visava combater a importunação sexual. Além disso, a Caminhada do Meio-Dia contra o Feminicídio foi uma ação conjunta com a Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa para conscientizar sobre a gravidade desse problema.

A Prefeitura também usou o Ônibus Lilás como ferramenta para sensibilizar e orientar a população sobre os tipos de violência e os canais de denúncia disponíveis.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page