top of page

Curitiba comemora aniversário com apresentações do Auto da Fundação

29/03/2024

Peça que conta a história da fundação da cidade vai até domingo (31)



O Passeio Público recebeu, na noite desta quinta-feira (28), às vésperas do aniversário de 331 de Curitiba, a encenação Evocação para Curitiba sobre a história da fundação da capital paranaense.

 

O espetáculo musical aproveitou a paisagem do Passeio Público como cenário, sobre a ponte e na Ilha das Ilusões, iluminados especialmente para a encenação.

 

Os curitibanos terão, ainda, outras oportunidades de prestigiar a encenação que narra a história da capital paranaense: de sexta-feira (29) a domingo (31), às 19h30. No domingo, ao meio-dia, a apresentação será no Memorial de Curitiba. Todas as sessões são gratuitas.

 

A apresentação narra a presença dos primeiros índios que passavam pela região onde depois nasceu a capital do Paraná, no Caminho do Peabiru, relembra a chegada dos primeiros exploradores portugueses e lembrando a formação da Vila de Nossa senhora da Luz dos Pinhais, sem esquecer todos os povos e etnias que formaram o município, que chega aos 331 anos como cidade mais inteligente do mundo.

 

29 de março é o dia em que Curitiba, capital do Paraná, comemora seu aniversário de 331 anos. Em 1693, o capitão-povoador Matheus Martins Leme promoveu a primeira eleição para a Câmara de Vereadores e a instalação da Vila, como exigiam as Ordenações Portuguesas. Assim, foi fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que depois foi nomeada como Curitiba.

 

A mudança do nome para Curitiba aconteceu em 1721, durante a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho. Ele foi possivelmente a primeira autoridade a demonstrar preocupação com o meio ambiente da cidade. Curitiba é uma palavra de origem Guarani que quer dizer ‘grande quantidade de pinheiros, pinheiral’.

 

Abandonada pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba enfrentou um período de extrema pobreza. Somente a partir de 1812, com o surgimento do tropeirismo, é que a prosperidade começou a se estabelecer. Situada em um ponto estratégico ao longo do caminho de Viamão a São Paulo e Minas Gerais, a cidade apresentou crescimento do comércio com o aumento da passagem de tropeiros.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page