09/03/2025
Os vereadores terão que se defender das acusações apresentadas

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) tornou pública a instauração de cinco sindicâncias que serão conduzidas pela Corregedoria, para apuração de possíveis infrações ético-disciplinares praticadas pelos vereadores Guilherme Kilter (Novo), João Bettega (União) e Professora Angela (PSOL). As portarias que iniciam a abertura das investigações foram assinadas pelo corregedor, Sidnei Toaldo (PRD), e publicadas no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 5 de março.
Conforme o Regimento Interno da CMC, a sindicância é um procedimento prévio de investigação interna, de natureza inquisitorial, presidido pelo corregedor. Com base nos artigos 47 e 48 do RI, que regem o trabalho da Corregedoria, e nos artigos 34, 35 e 36 do Código de Ética e Decoro Parlamentar, nas investigações serão coletados “elementos de prova” e poderão ser realizadas diligências para apurar a conduta dos vereadores.
As sindicâncias foram abertas após a instauração de processos administrativos, depois que a Mesa Diretora da CMC recebeu uma representação contra Guilherme Kilter, duas representações contra João Bettega e outras duas contra Professora Angela. A Mesa realizou a análise preliminar das manifestações e decidiu pela admissibilidade delas.
Comments