29/11/2023
Liberação de público ocorreu sem tempo hábil para organizar segurança

O estádio Couto Pereira não vai receber torcedores na partida desta quarta-feira (dia 29) às 21h30, contra o Botafogo, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube paranaense estava punido preventivamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e teria ‘portões fechados’ nos jogos restantes do Brasileirão 2023. A punição ao Coxa e ao Cruzeiro foi aplicada por causa da briga generalizada no gramado da Vila Capanema, em 11 de novembro.
Na tarde de terça-feira (dia 28), o STJD deferiu parcialmente o pedido de reconsideração feito pelos dois clubes. A liberação do estádio é parcial, já que os setores reservados a torcidas organizadas seguem vetados pelo Tribunal. Também segue proibido usar materiais (camisa e bandeiras, por exemplo) das organizadas Império Alviverde e Mancha Alviverde no Couto Pereira.
Essa decisão é provisória e vale até segunda-feira, quando o caso será julgado pelo STJD. Ela também libera o Cruzeiro a receber torcedores no Mineirão nesta quinta-feira às 20 horas, contra o Athletico Paranaense.
O Coritiba se manifestou sobre a decisão às 20h20 dessa terça-feira, 25 horas antes da partida. O clube informou que precisava de um parecer do STJD para esclarecer se o clube pode vender ingressos para o jogo com o Botafogo, já que o artigo 143 da Lei Geral do Esporte prevê a obrigatoriedade de ingressos aos torcedores com, no mínimo, 48 horas de antecedência à realização da partida.
Comments