09/05/2022
A microrrede servirá para abastecer os carros elétricos
Um projeto-piloto implantado no Parque Barigui, em Curitiba, vai testar o funcionamento de pequenas gerações próprias de energia elétrica como solução para a gestão eficiente e o abastecimento em momentos de indisponibilidade da rede de distribuição. O sistema de microrrede é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizado pela Copel, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a prefeitura da Capital.
Por meio do projeto financiado pela Copel, foram implantados uma vaga para recarga de veículo elétrico com geração solar e um sistema que faz a gestão da microrrede, que abrange parte do prédio do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba). Esta parte do edifício agora pode funcionar em “ilha”, ou seja, desconectado da sistema da Copel, com apoio de um sistema de inversor híbrido e baterias.
O conjunto se soma à estrutura que gerava energia no parque, por meio de uma micro central hidrelétrica (MCH) e uma unidade de geração fotovoltaica.
Comments