Em um ano, cooperativas familiares movimentam R$ 3 milhões na Ceasa Curitiba

15/06/2021


Ceasa na Capital e IDR-Paraná articularam com as cooperativas para uso do espaço Mercado do Produtor. Hoje 1.200 produtores participam



Em um ano, as cooperativas da agricultura familiar comercializaram cerca de R$ 3 milhões em produtos alimentícios na unidade da Ceasa de Curitiba, com uma média de 1.800 caixas de frutas e hortaliças por semana. Atualmente, 1.200 produtores vendem na Ceasa.


Até há algum tempo, agricultores familiares enfrentavam dificuldades para vender seus produtos na unidade da Capital. No ano passado uma parceria firmada entre a Central e o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) iniciou a articulação das cooperativas deste segmento na Região Metropolitana de Curitiba para que elas pudessem atuar no espaço Mercado do Produtor, que é o ponto de comercialização para quem não tem um box fixo.


A iniciativa ganhou força e o número de cooperativas que participam do trabalho vem aumentando todos os meses. A parceria resolve a dificuldade que os produtores familiares enfrentam quando tentam comercializar seus produtos.


Segundo o extensionista Dalvan Mallmann, do IDR-Paraná, um dos desafios dos produtores é justamente consolidar os canais de comercialização. "No Paraná muitas cooperativas participam de programas institucionais como o da merenda escolar. Neste caso, o valor é limitado por unidade familiar e pelo calendário escolar”, disse.


Siga nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/jornale.curitiba/


De acordo com Mallmann, o Mercado do Produtor é um espaço estratégico de comercialização de frutas, verduras e legumes porque o raio de ação da Ceasa ultrapassa os limites locais, promovendo uma grande circulação de mercadorias.


Foto: IDR-PARANÁ


Fale com o Jornale, acesse: https://www.jornale.com.br/contato



Últimas Notícias