Concluída a implantação da praça das Mercês em São Luís (MA)

26/12/2020


Obra teve investimento de R$ 6,1 milhões do Iphan, autarquia do Ministério do Turismo



Com investimento de R$ 6,1 milhões, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Ministério do Turismo, entregou na última terça-feira (22.12), a obra de implantação da praça das Mercês em São Luís (MA). Por meio da parceria entre o Instituto, prefeitura de São Luís e Vale, a obra gerou cerca de 150 empregos diretos e indiretos. Situada no entorno imediato do Centro Histórico, a praça foi concebida como um novo espaço de cultura e lazer para a população, além de reforçar a vocação turística da capital do Maranhão.


A obra incluiu a execução de serviços de infraestrutura, com intervenções estruturais e movimentação de terra. Também foi construído posto policial integrado à escadaria de acesso ao mirante, além de quadra poliesportiva, pista de skate e memorial de reconhecimento à contribuição dos povos africanos para a cultura maranhense e nacional, com a implantação os totens que contemplam painéis artísticos em execução. O projeto foi implantado em área de 11.734,97 m².


Com a intervenção, a nova praça recebeu pavimentação em piso de alta resistência e estacionamento em piso intertravado – pavimento cujo revestimento é composto por blocos de concreto distribuídos em forma de quebra-cabeça, travados entre si –, junto de instalações hidrossanitárias e de drenagem urbana. As intervenções incluíram novas instalações elétricas, iluminação pública e, por fim, a realização de paisagismo em vários setores: na área central, foi cultivado um jogo de canteiros ajardinados interligando a área esportiva ao memorial, bem como se instalaram mobiliários urbanos que contemplam os diversos usos da praça.


CENTRO - A praça está situada no entorno imediato do Centro Histórico de São Luís, tombado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 1974. A área do tombamento federal reúne cerca de mil edificações que datam dos séculos XVIII e XIX. Devido à sua tradição cultural diversificada, o Centro Histórico também é reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial desde 1997.


Fonte: MTur

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

22 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale