top of page

Concessões já atraíram R$ 3,7 bilhões ao Paraná

13/12/2024


De 2019 a 2023, a Portos do Paraná já leiloou cinco áreas



O edital de licitação da área denominada PAR15, assinado na última sexta-feira (06), em evento no Porto de Paranaguá, marca uma nova era para os portos paranaenses. De 2019 a 2023, a Portos do Paraná já leiloou cinco áreas (PAR01, PAR09, PAR12, PAR32 e PAR50). Além disso, a empresa pública está mais próxima do novo leilão e trabalha nos processos das áreas PAR14 e PAR25.


Todas essas concessões somam R$ 3,7 bilhões em investimentos, com centenas de empregos gerados, permitindo a ocupação produtiva de espaços ociosos. A principal vantagem das concessões é a garantia de investimentos em infraestrutura na área pública, que pode ser utilizada por outros terminais. Ao fim desse processo, a empresa pública terá regularizado todos os contratos pendentes.


Os investimentos previstos no PAR15, PAR14 e PAR25 (todos destinados à movimentação de granéis sólidos vegetais) permitirão a construção da primeira etapa do Píer em T, possibilitando a atracação de mais quatro navios, o que é fundamental para atender à demanda do Porto de Paranaguá.


No caso do PAR09, cujo leilão ocorreu em 2023, os investimentos serão aplicados tanto na área arrendada quanto na área comum. Destinada a granéis sólidos vegetais, essa concessão viabilizará a construção da primeira etapa do Píer F, que conectará os terminais do Corredor Leste. Diferentemente das demais áreas, o PAR09 contará com um berço exclusivo na primeira etapa do píer.


Já o PAR50 permitirá a expansão do píer de líquidos, conectando todos os terminais que possuem dutos. A área tem aproximadamente 85 mil metros quadrados e atualmente conta com 18 tanques verticais instalados, com capacidade total de cerca de 70.181 m³, além de sistemas de tubulações, bombeamento, áreas administrativas e de utilidades.


Os projetos das áreas PAR01 e PAR12 já foram concluídos, com todas as obras e investimentos finalizados. O PAR01, arrematado pela Klabin, marcou a retomada da operação com vagões da empresa no cais comercial do porto. Já o PAR12 é destinado ao armazenamento de veículos.


Os contratos das áreas PAR32 (carga geral) e PAR50 estão em andamento, com os investimentos sendo executados.


“As concessões aumentam a movimentação de cargas do Porto de Paranaguá, geram mais empregos para a população, fortalecem a economia paranaense e brasileira e beneficiam todos que utilizam nossos portos”, afirmou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page