top of page

Começam as obras de revitalização da Avenida Erasto Gaertner em Curitiba

02/04/2024

Importante avenida do Bacacheri terá calçada, pavimento e paisagismo novos



Mais um importante eixo comercial da cidade está passando por obras de requalificação do projeto Caminhar Melhor, da Prefeitura de Curitiba. A Avenida Prefeito Erasto Gaertner, uma das vias mais importantes do Bacacheri, vai ganhar calçadas amplas e acessíveis, novo traçado, ciclovia, faixa exclusiva para ônibus, novo pavimento, serviços de drenagem, iluminação e paisagismo.

 

A transformação da avenida que interliga os moradores a outros pontos da cidade, além de concentrar linhas de ônibus, comércio e serviços, abrangerá 1,3 km de extensão, no trecho entre as ruas Flávio Dallegrave e Álvaro Botelho.

 

O objetivo da obra é valorizar o espaço público a partir da melhoria da paisagem urbana, favorecer o comércio local, promover segurança nos deslocamentos dando prioridade ao pedestre, além de criar novas conexões cicloviárias e favorecer a acessibilidade.

 

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) as obras começaram na segunda quinzena de março e tem prazo de 8 meses para serem concluídas. O projeto é de responsabilidade do Intituto de Pesquisa e PlaneJamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

 

Assim como nas transformações realizadas na Alameda Prudente de Moraes e no entorno do Mercado Municipal, no Centro, que ganharam novos calçadões, a Erasto Gaertner terá calçadas mais amplas e planas. No lado esquerdo da via (sentido do tráfego) o passeio será alargado, receberá faixa acessível de concreto para conforto e segurança dos pedestres, uma nova ciclovia e vagas de estacionamento.

 

No lado direito, a requalificação da calçada será no trecho entre a Flávio Dallegrave e as ruas México/Holanda, também com implantação de faixa acessível de concreto. Neste lado da via será feita nova faixa exclusiva para ônibus no trecho entre a Avenida Nossa Senhora da Luz e a Rua Marcelino Nogueira.

 

 Alguns pontos da avenida vão receber correção geométrica, com relocação das bocas-de-lobo (para captação da água da chuva), implantação de infraestrutura de fibra ótica e revitalização do asfalto. Serão 1,2 km de asfalto novo no trecho.

 

Ainda nas calçadas, haverá rampas de acessibilidade em pontos estratégicos, áreas verdes com plantio de grama, 86 novas árvores e iluminação em LED.

Comentários


Últimas Notícias

bottom of page