12/11/2023
Oo trabalho coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem foi para restabelecer galerias
Equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) aproveitaram a semana de tempo estável, com sol, para avançar nas obras emergenciais de manutenção das estruturas de macrodrenagem da cidade. Pelos bairros, o trabalho coordenado pelo Departamento de Pontes e Drenagem foi para restabelecer galerias, limpar e desassorear rios e córregos, reconstruir pontes e passarelas, combater processos de erosão e deslizamento, entre outros serviços.
De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, as manutenções estão sendo executadas de maneira emergencial e preventiva dentro do Programa Curitiba Contra Cheias e conforme a complexidade e situação apresentada.
“São obras e serviços realizados continuamente para proteger a cidade nos momentos de grandes precipitações e minimizar os efeitos, mas que nas últimas semanas foram intensificadas para corrigir os danos causados pelo volume histórico de chuvas que a cidade recebeu ao longo do último mês”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues.
Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), esse foi o outubro mais chuvoso dos últimos 26 anos na capital paranaense, com o recorde de 559,8 mm de chuvas.
Entre as áreas atendidas está a Regional Bairro Novo. As equipes trabalham para conter uma erosão na margem do Ribeirão Boa Vista, no trecho localizado na Rua Dr. Lauro Gentil Portugal, no Sítio Cercado. O serviço de manutenção é para restabelecer o muro de contenção do talude que sofreu processo de erosão devido às fortes chuvas do período.
Iniciados na quarta-feira (8/10), os serviços devem ser concluídos em uma semana, dependendo das condições do tempo. “Apesar da urgência, o serviço exige solo estável, que depende das condições climáticas", explica o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek, que nesta sexta-feira acompanhou os trabalhos.
Comments