Com nova pintura, Viaduto Capanema está de cara nova
- JORNALE
- 23 de dez. de 2021
- 2 min de leitura
23/12/2021
Obras foram concluídas no último dia 17

O Viaduto Capanema, no Jardim Botânico, está de cara nova. A Secretaria Municipal de Obras Públicas concluiu no último dia 17 a nova pintura antipichação feita em 11.500 m² de área, de uma ponta à outra da estrutura viária. Para cobrir as paredes que além de coloridas agora estão mais protegidas da ação do tempo e de vândalos, foram necessários 2.168 litros de tinta látex acrílico fosco nas cores amarela, vermelha, azul e verde.
“É mais uma ação do Rosto da Cidade, programa de recuperação urbana da Prefeitura”, diz o prefeito Rafael Greca.
Iniciada na segunda quinzena de outubro, após ampla limpeza do local, a pintura do viaduto abrangeu os pilares de sustentação, parte superior e inferior da laje, dos guarda-corpos de pedestres e os arcos decorativos das laterais.
“Foi um serviço complexo, em uma estrutura de grande porte, executado com a manutenção do trânsito da região, apenas com algumas interdições parciais e temporárias da faixa viária”, explica o diretor do departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Soélio Vendramin.
Foram aplicadas duas camadas de tinta látex acrílico e aplicado verniz antipichação que reduz a impregnação de fuligem e oferece maior proteção da pintura contra as intempéries, aumentando a sua durabilidade da pintura e protegendo a estrutura.
Antes de receber a nova pintura a estrutura passou por uma ampla limpeza da laje e dos pilares da parte inferior do viaduto. Um caminhão especial, com jatos pressurizados de água de reúso, foi usado para a remoção da sujeira. Também já via sido executado sob a coordenação do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas a substituição de duas juntas de dilatação do viaduto - divisão entre duas peças da estrutura que mantém a elasticidade do piso.
Foi realizado ainda um serviço de impermeabilização das marquises da estrutura em um dos lados do viaduto.
Revitalização da região
O Viaduto do Capanema está sendo preparado para abrigar o futuro Complexo de Segurança Alimentar Capanema, que será formado pelo 35º Armazém da Família da cidade e pelo Espaço Social Capanema, onde serão atendidas com alimentação saudável pessoas em situação de risco, a partir do programa Mesa Solidária.
As obras, assim como a pintura, foram executadas sob a coordenação do Departamento de Edificações, da Secretaria Municipal de Obras Púbicas, e integram as ações da Prefeitura para a revitalização da região do entorno da Rodoferroviária e do Mercado Municipal.
“A região está recebendo uma série de intervenções para garantir melhor acessibilidade e a instalação de novos equipamentos públicos que vão ampliar as estruturas de atendimento à população menos favorecida”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.
As obras do novo Armazém da Família Capanema e do Espaço Social do Mesa Solidária, sob o Viaduto Capanema, estão em fase de conclusão. Outra melhoria assegurada no entorno foi na Avenida Doutor Dário Lopes dos Santos, que recebeu asfalto novo numa extensão de 305 metros, no trecho entre a Avenida Comendador Franco e a Rua Schiller.
Comments