Com maioria no Senado, Augusto Aras encara resistência interna na PGR
- 24 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
24/08/2021
Subprocuradores pedem ao Supremo que destrave investigação contra o atual procurador-geral da República; STF nega avanço da ação dos membros do MPF

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve aprovar nesta terça-feira, dia 24, a recondução do procurador-geral da República, Augusto Aras, ao cargo mais alto do Ministério Público Federal (MPF).
Ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para permanecer no posto até setembro de 2023. Se, por um lado, Aras enfrenta poucas resistências no colegiado, esse não é o clima no MPF.
Nessa segunda, dia 23, os integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o andamento de pedido de investigação apresentado por um grupo de subprocuradores-gerais aposentados contra Aras não seja barrado por movimentos da cúpula da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O pedido de investigação por prevaricação aponta supostas omissões na atuação de Aras em investigações contra bolsonaristas.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli negou na noite dessa segunda-feira, dia 23, o seguimento a uma ação movida pelos membros do Conselho Superior do Ministério Público Federal contra o procurador-geral da República, Augusto Aras.
No Senado, após a sabatina na CCJ, o nome de Aras será submetido à apreciação dos 27 integrantes do colegiado. Ele precisa de maioria simples para ser aprovado. Na sequência, a indicação será analisada pelo plenário da Casa, onde são necessários 41 dos 81 votos para garantir a recondução.
Foto: Agência Brasil







Comentários