top of page

Colégio Helena Kolody, em Cambé, promove acolhida aos estudantes na retomada das aulas

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 26 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

26/06/2023


Escola sofreu ataque de homem armado no dia 19



Alunos do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, retomam nesta segunda-feira (26) a rotina escolar. As aulas haviam sido suspensas desde a última segunda (19), quando ocorreu o ataque que resultou na morte de dois estudantes. Nesta semana, os alunos, professores e funcionários da escola poderão ser atendidos por psicólogos e assistentes sociais, que farão escuta ativa a acolhimento especializado. O conteúdo didático será retomado gradualmente, ao longo dos próximos dias.


Na última semana, professores e funcionários já puderam conversar com a equipe de psicólogos e assistentes sociais. Eles também receberam orientações do plano de ação criado pela Secretaria da Educação (Seed-PR) após diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, psicólogos da rede privada, Conselho Regional de Psicologia, Defensoria Pública e Universidade Estadual de Londrina.


Ingrid Ausec, psicóloga da Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das profissionais designadas para realizar os atendimentos. “Neste momento inicial, é primordial disponibilizar suporte e acolhimento à comunidade escolar, com criação de espaços de fala aos estudantes e professores”, destaca.


Segundo Ingrid, tal acompanhamento deverá seguir pelas próximas semanas. “A ideia é acompanhar, também, os trabalhos em sala, auxiliando os professores na criação de estratégias para que os alunos possam falar sobre como se sentem em relação ao ocorrido”, ressalta.


O plano de ação inclui, ainda, um canal de comunicação entre alunos, pais, professores e equipe escolar, para que todos possam se apoiar no enfrentamento deste momento difícil, respeitando as diferentes manifestações de vivência do luto e o incentivo para que todos (estudantes e profissionais da escola) passem pelo atendimento dos psicólogos.


O colégio ainda programará palestras aos estudantes, professores, pais e profissionais da escola, com temas voltados para o processo de luto e reorganização da rotina escolar, e incluirá nas aulas temáticas voltadas para a paz — recomendação também válida aos demais colégios da rede estadual.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page