Circuito das Águas Paulista oferece boa gastronomia

30/07/2021



Visitar o Circuito das Águas Paulista é também a oportunidade de ter experiências gastronômicas, que certamente atenderão a todos os tipos de paladar – tudo isso com fácil acesso a partir da Grande São Paulo e da região de Campinas.


Em Águas de Lindóia, cidade que fica junto à divisa com o estado de Minas Gerais, queijos variados e compotas caseiras são uma ótima e deliciosa opção de compra. Nos restaurantes em geral, a cozinha mineira está presente, com seu tempero típico e na fartura dos pratos.


Amparo apresenta na sua gastronomia a nova tendência da cozinha artesanal, que traz sabores “da terra” em receitas diferenciadas. Os ingredientes da cozinha mineira também estão presentes em receitas de diversos restaurantes.


Visitar Holambra é fazer uma viagem aos Países Baixos, com construções típicas, ruas bem cuidadas e uma população que traz nos traços a origem de seus ancestrais. Essa viagem também acontece na esfera da gastronomia: na cidade é fácil encontrar pratos típicos holandeses como coelho e pato assados e salsicha defumada, sempre acompanhados de muita batata. Os doces são uma atração à parte, como o Stroopwafel, uma bolacha constituída de duas partes com recheio de caramelo, a Speculaas, uma bolacha crocante feita com especiarias, e a famosa torta de maçã.


Jaguariúna oferece um grande leque de opções de restaurantes que trazem em seus cardápios pratos da cozinha brasileira que surpreendem pelos sabores com ingredientes típicos e toque contemporâneo. Alguns oportunizam a experiência de sabores de outros estados, como a cozinha capixaba.


Em Lindóia é programa quase obrigatório conhecer os alambiques da área rural. Há grande diversidade de restaurantes na cidade, que vão de cantinas e comida da roça a hambúrgueres diferenciados.


Monte Alegre do Sul tem na sua área rural vários pesqueiros, que, além de estarem abertos para lazer, têm também a opção de restaurantes com receitas à base de peixes frescos, sempre acompanhados de farta guarnição. A cachaça artesanal é outra atração para deleitar os que gostam dessa bebida tipicamente brasileira.


Pedreira tem como destaque gastronômico a comida da roça, servida em vários empreendimentos rurais que fazem parte do roteiro de turismo rural na cidade, conhecida como a Capital da Porcelana.


Serra Negra oferece, além de geleias artesanais feitas por pequenos produtores rurais, uma boa variedade de restaurantes, onde as massas são o “carro chef”. Outro destaque fica por conta das pizzarias, que renderam para a cidade o título da 2ª melhor pizza do Brasil, segundo o Tripadvisor.


Às margens do caudaloso Rio do Peixe, que proporciona aos aventureiros momentos inesquecíveis no rafting, Socorro também tem no rio o destaque da sua gastronomia. A tilápia é a marca registrada da cidade, apresentada em pratos diversos que vão desde o tira gosto a outros mais sofisticados.


A diversidade das ofertas gastronômicas oferecidas pelo Circuito das Águas Paulista, a proximidade com a capital do estado, a excelência do parque hoteleiro, as múltiplas opções de lazer e sua localização em meio a uma das mais bonitas serras brasileiras, a Serra da Mantiqueira paulista, fazem desse circuito um dos mais atraentes de todo o estado de São Paulo.


Para saber mais sobre o Circuito das Águas Paulista (CICAP), acesse: www.circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br


E-mail: contato@circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br


Endereço: R. Capitão José Inácio, 91, Centro – Monte Alegre do Sul/SP


Foto: Divulgação/CICAP


Últimas Notícias