top of page

Cinemateca de Curitiba exibe filmes para todas as idades com tradução em Libras

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 10 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

10/11/2022


O evento é gratuito e acontece de sexta (11/11) a domingo (13/11)



Bacurau, A Superfície da Sombra e Deserto Particular são alguns dos 31 filmes, entre longas e curta-metragens, que serão exibidos na Cinemateca de Curitiba durante a Mostra de Cinema com Tradução em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). O evento é gratuito e acontece de sexta (11/11) a domingo (13/11) e também no último fim de semana do mês (26 e 27/11).


Com animações, dramas e comédias, a mostra em Libras tem programação para atender os diversos públicos com deficiência auditiva, de crianças a adultos. Todos os filmes serão exibidos com uma janela de tradução em Libras e alguns deles contam com audiodescrição.


A direção e curadoria é de Rafaela Hoebel e Jonatas Medeiros, que tiveram o projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, da Prefeitura de Curitiba. Além das exibições, serão realizados debates para discutir sobre cinema, comunidade surda e o trabalho de tradução dentro da sétima arte.


O evento começa na sexta-feira (11/11), às 14h, com uma sessão infantil: No Fim da Trama, Jornada de Luz e Que Monstro Menino?. Após as exibições será realizado um debate de 30 minutos. Às 16h haverá uma sessão de curtas e os filmes selecionados têm durações entre 5 e 52 minutos.


O Menino que Morava no Som

Ainda na sexta, às 19h, será exibido o filme O Menino que Morava no Som. O curta-metragem de 2019 conta a história de um menino chamado Timba, que é pobre, surdo, mora na periferia e precisa lidar com os obstáculos impostos pela vida, como as dificuldades de comunicação.


O filme foi premiado em diversos festivais de cinema como: Festival de Cinema de Soledade, Mostra Curtas Fantásticos da 13ª Edição Curta Taquary e Festival Cine PE.


A mostra ainda conta com outros filmes premiados e reconhecidos. Um deles é Deserto Particular, que representou o Brasil na seleção para a categoria do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022. A sessão tem classificação de 14 anos e acontece dia 27 de novembro às 15h50.


Programação de filmes em Libras

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco)

Entrada grátis

Dia 11/11

14h - Sessão Infantil

AS FÉRIAS DE LORD LUCAS

NO FIM DA TRAMA

O SAMBA DAQUI

ASTROS

JORNADA DE LUZ

ASSUM

QUE MONSTRO MENINO?


16h - Sessão Curtas

ELA QUE MORA NO ANDAR DE CIMA (14')

CONTRATAQUE À COLONIEDADE (52’)

JULIETA DE BIBICLETA (15’)

PAUSA PARA O CAFÉ (5’)

19h – Sessão Narrativa

O MENINO QUE MORAVA NO SOM (22')


Dia 12/11

19h - ALICE JÚNIOR

(BR, 2019, comédia/drama, 86', 14 anos) Direção: Gil Baroni


Dia 13/11

15h - Sessão Infantil

AS FÉRIAS DE LORD LUCAS

NO FIM DA TRAMA

O SAMBA DAQUI

ASTROS

JORNADA DE LUZ

ASSUM

QUE MONSTRO MENINO?


17h – Sessão Curtas 2

OBJETOS

ROUPAS DE SAIR

SEREMOS OUVIDAS

A MENINA QUE VENDIA SOL

COULROFOBIA

COZINHA DE TERREIRO

19h30 – Sessão Longas

BACURAU

(BR, 2019, drama/aventura, 131', 16 anos) Direção: Kleber Mendonça Filho


Dia 26/11

19h - Sessão Longas

A SUPERFÍCIE DA SOMBRA

(BR, 2017, thriller, 87', 14 anos) Direção: Paulo Nascimento

Dia 27/11

Sessão Longas

14h - TODOS

(BR, 2019, documentário, 95', livre) Direção: Paulo Nascimento

15h50 - DESERTO PARTICULAR

(BR, 2021, drama, 120', 14 anos) Direção: Aly Muritiba

18h30 - Sessão Narrativa

A BUSCA DO EU E O SILÊNCIO


Comments


Últimas Notícias

bottom of page