Cinema de graça? Cinemateca de Curitiba tem semana cheia de opções
- admjornale
- 12 de mai.
- 3 min de leitura
12/05/2025

De clássicos do Cinema Novo aos Os Goonies, aventura infantojuvenil dos anos 1980, a Cinemateca de Curitiba tem uma programação gratuita e diversificada de bons filmes para a semana. De terça (13/5) a domingo (18/5) a seleção inclui curtas, documentários premiados e filmes nacionais que marcaram presença no Festival de Cannes, com destaque para o cultuado Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha ((1939-1981). Confira AQUI a programação da semana.
Cinema brasileiro em Cannes
Um dos maiores marcos do Cinema Novo e da história do cinema brasileiro, Deus e o Diabo na Terra do Sol será exibido na quarta-feira (14/5), às 17h. Lançado em 1964, o segundo longa-metragem de Glauber Rocha retrata a trajetória de um vaqueiro que se rebela contra as injustiças sociais e se une a um grupo messiânico.
A exibição é parte da mostra O Cinema Brasileiro no Festival de Cannes, que também apresenta na terça-feira (13/5), às 17h, o premiado A Hora e a Vez de Augusto Matraga, dirigido por Roberto Santos (1928-1987), baseado na obra de Guimarães Rosa.
Geração Cinemateca
Na quinta-feira (15/5), a Cinemateca apresenta a Mostra Cinemateca 50 Anos – Geração Cinemateca, às 17h, trazendo três curtas nacionais sobre resistência e luta social, como o premiado Paisagem de Meninos, de Fernando Severo, e A Classe Roceira, de Berenice Mendes.
O fim de semana traz novas experiências cinematográficas. Na sexta (16/5), às 19h, dentro da 8ª Semana Cultural de Curitiba, serão exibidos os filmes O Perdão é Vermelho e Ainda Hoje, ambos com temáticas de reflexão e espiritualidade. No sábado (17/5), o Cineclube do Atalante apresenta Flesh, de Paul Morrissey, às 16h, seguido do drama Liz, de Adriana Sottomaior, às 19h.
Os Goonies
Encerrando a semana, o domingo (18/5) tem sessão infantil às 16h com Os Goonies. Um dos maiores e mais lembrados blockbusters dos anos 80, é um filme de aventura infanto-juvenil com o toque de Steven Spielberg, autor da história e que está na produção. O filme segue um grupo de crianças em uma emocionante aventura em busca de um tesouro escondido.
À noite, será a vez de dois documentários que abordam temas de superação e amizade. Entre Leituras, de Beatriz Ponte e Luiz Felipe Cunha, narra a relação entre uma funcionária da Biblioteca Pública e uma leitora deficiente visual, enquanto Olhos que Guiam, da mesma dupla de diretores, conta a trajetória de um paratleta deficiente visual e sua guia em Curitiba.
Serviço
Sessões Gratuitas Cinemateca de Curitiba de 13 a 18/05
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco
Dia 13 – Terça-feira1
7h – O Cinema Brasileiro no Festival de Cannes – A Hora e a Vez de Augusto Matraga
Dia 14 – Quarta-feira
17h – O Cinema Brasileiro no Festival de Cannes – Deus e o Diabo na Terra do Sol
Dia 15 – Quinta-feira
17h – Mostra Cinemateca 50 Anos – Geração Cinemateca
Dia 16 – Sexta-feira
19h – 8ª Semana Cultural de Curitiba – Comep
Dia 17 – Sábado
16h – Flesh19h – Liz
Dia 18 – Domingo
16h – Sessão Infantil – Os Goonies19h – Documentários: Entre Leituras e Olhos que Guiam
No domingo, às 19h, dois documentários Entre Leituras e Olhos que Guiam, que tratam de amizade, superação e inclusão encerram as sessões da semana na Cinemateca de Curitiba.
Foto: Divulgação
Comentários