top of page

Cigarro eletrônico também faz mal: Saúde alerta e intensifica combate ao fumo em Colombo

  • admjornale
  • 30 de mai.
  • 2 min de leitura

30/05/2025



No Dia Mundial sem Tabaco, Vigilância Sanitária reforça fiscalização contra o comércio ilegal de vapes e promove ambientes livres do tabaco no município


Neste sábado, (31) é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, e a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária, aproveita a data para fazer um alerta importante: os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapesnão são inofensivos — muito pelo contrário!


Não se engane!Muita gente acha que o cigarro eletrônico é menos prejudicial à saúde. Mas a verdade é que ele também faz mal — e muito! Os vapes liberam substâncias tóxicas e cancerígenascausam dependência à nicotina, e aumentam o risco de doenças cardíacas, pulmonares e respiratórias.


E o mais preocupante: em jovens, o uso pode afetar o desenvolvimento do cérebro e provocar dificuldades de memória e aprendizagem.


É proibido!Desde 2009, é proibida no Brasil a fabricação, importação, comercialização e propaganda de qualquer tipo de cigarro eletrônico.

Além disso, fumar em ambientes fechados ou de uso coletivo como restaurantes, bares, transporte público, escolas e estádios também é contra a lei!


Fiscalização e orientaçãoEm Colombo, a Vigilância Sanitária atua firme na fiscalização para coibir o comércio ilegal desses produtos e também na promoção de ambientes livres do tabacoA saúde da população vem em primeiro lugar!


Quer parar de fumar? A gente ajuda!Se você quer deixar o cigarro — eletrônico ou tradicional — no passado, procure uma Unidade de Saúde. As UBS do Osasco, São Gabriel, Guaraituba e Mauá já contam com grupos de apoio ao tabagismo com atendimento gratuito e acompanhamento de profissionais de saúde.


Foto: Divulgação

Comments


Últimas Notícias

bottom of page