Catedral Basílica restaura sistema de sinos
- JORNALE
- 28 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
28/12/2023
A Arquidiocese de Curitiba substituiu os contrapesos para reduzir o impacto

Curitiba ganhou um presente especial nesse Natal. Na noite do dia 24/12, os sinos da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, na Praça Tiradentes, voltaram a soar pelo sistema original de balanços.
A Arquidiocese de Curitiba substituiu os contrapesos para reduzir o impacto sobre a estrutura centenária da igreja. Em janeiro de 2024, os sinos serão equipados com sistema de martelos, que permitirá o toque de melodias, tornando ainda mais especiais os chamados aos fiéis para as orações.
“É uma medida restauradora muito importante para a Catedral Basílica de Curitiba. Estão de parabéns os responsáveis pela realização deste trabalho, o arcebispo dom José Antônio Peruzzo e o cônego Marcos Honório”, elogiou o prefeito Rafael Greca.
Sinos históricos
Profundo conhecedor da história da Catedral Basílica, que foi construída no período de 1875 e 1893, Greca revelou que o sino mais pesado de 750 kg, foi fundido em 1891 na Itália, dedicado à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.
“O sistema ainda conta com outros quatro sinos feitos em Curitiba, na Fundição Mueller, em 1960, consagrados a São José, a São Miguel Arcanjo, a São Pedro e a Sant'Ana, avó de Jesus e mãe da Virgem Maria”, citou Greca.
Comentarios