CASACOR: Paraná segue movimentando a economia mesmo após o fim da edição de 2021

28/10/2021


Muitas oportunidades de negócios para profissionais e fornecedores marcaram o retorno da Mostra paranaense



A 27ª CASACOR Paraná encerrou seu ciclo em 2021 com muitos motivos para comemorar. Além do sucesso de crítica e público, os negócios gerados direta e indiretamente superaram as expectativas. Nos 43 dias de exposição, os 38 ambientes assinados pelos profissionais anteciparam muitas tendências do mercado de arquitetura, decoração e paisagismo, refletindo diretamente no ciclo econômico que envolve expositores, fornecedores, parceiros e consumidores.


“Com muita satisfação encerramos nossa 27ª edição de CASACOR Paraná na certeza de que a Mostra foi a grande protagonista do retorno de atividades culturais e sociais na retomada da confiança do público. Cumprimos nossa missão de manter vivo o mercado de decoração e arquitetura de interiores e exteriores”, afirma Marina Nessi, diretora da CASACOR Paraná.


“O imóvel escolhido foi um palco inédito e nos permitiu continuar a ser a grande referência desse segmento. Soubemos esperar o momento certo para essa retomada gradual e planejada. Os protocolos sanitários exigidos também foram rigorosamente observados e cumpridos. Todo esse nosso empenho, a credibilidade e a confiança de nossos expositores e fornecedores foram fundamentais para que o nosso público fidelizado nos visitasse. Aqui nosso público merece um especial agradecimento. Fica registrada para mim a certeza de missão cumprida. Parabéns a todos os envolvidos. O espetáculo aconteceu pelo esforço de todos. Soubemos dividir tarefas para multiplicar o sucesso”, enfatiza Marina.


Segundo a presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, a CASACOR Paraná provou sua capacidade de reinvenção e extrema preocupação com a segurança e o conforto de todos os visitantes. “Outro motivo que nos deixa orgulhosos é que o projeto incentiva a economia criativa, estando muito vinculado às diretrizes do selo Curitiba Cidade Criativa para o Design da UNESCO. Além disso, impulsiona a atividade turística, atraindo pessoas de fora da cidade que movimentam todo o setor”, declara.


Resultados imediatos e futuros


Para os idealizadores do Loft com Varanda, Studio Architetonika Nomad, a CASACOR Paraná foi especial porque realmente pôde demostra o ´novo morar´ na fase que estamos vivenciando. “Quando nós olhamos para fora, como para a Semana de Design de Milão, percebemos que todas as principais tendências mundiais puderam ser encontradas na CASACOR Paraná, porém adaptadas à nossa realidade”, diz o decorador Renan Mutao.


Já o arquiteto Marcelo Lopes, idealizador do Loft Deca (empresa patrocinadora nacional do evento), conta que essa é a sua 13ª participação na Mostra e que teve bons resultados em todas, mas que as expectativas foram superadas dessa vez. “Geralmente, os frutos do trabalho são colhidos no decorrer do ano e isso sempre foi ótimo. Entretanto, neste ano, meu escritório conseguiu fechar contratos durante a CASACOR e estamos com a agenda cheia de novos clientes, inclusive de novos segmentos. A pandemia realmente mudou o olhar das pessoas sobre a qualidade de vida dentro de casa”, avalia.


Por sua vez, o arquiteto Luiz Maingué, que assinou o Studio Tech a convite do SEBRAE/PR, diz que a participação neste ano foi uma das melhores experiências que já teve. “Além de perceber um grande interesse do público pelo conceito apresentado, realizei muitos contatos e abri novas possibilidades de negócios”.


A estreia do Sebrae/PR na CASACOR foi encarada por Adriana Kalinowski, coordenadora setorial da instituição, como uma grande oportunidade de dar visibilidade às tecnologias criadas por 10 startups parceiras selecionadas para compor o time de fornecedores do ambiente. “Também aproveitamos para realizar eventos de relacionamento com construtoras, construtechs e arquitetos dentro do contexto do tema ´novo morar´ e tivemos uma excelente taxa de adesão”, complementa.


Vitrine para os fornecedores


Raulise Terres, diretora da Criare Ambientes Planejados, que ingressou no universo CASACOR em parceria com a arquiteta Mariana Paula Souza no ambiente Churrasqueira Gourmet Criare, fala com entusiasmo da primeira participação na Mostra. “Achei que seria apenas uma oportunidade para divulgar e firmar a marca, mas foi muito além. Criamos novos relacionamentos, vendemos projetos e tivemos a oportunidade de interagir com os visitantes. E todo mundo teve espaço para mostrar o seu trabalho. A Mariana foi brilhante em criar um cenário para nossos produtos que, para nossa alegria, estrelou uma das quatro capas do Anuário da CASACOR Paraná 2021. Foi um retorno pessoal e financeiro muito grande”.


Enquanto a Criare estreava em Curitiba, a Arauco, segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, participa da Mostra desde os anos 90 em diversas cidades. Em 2021, marcou presença em oito ambientes da CASACOR Paraná e idealizou o Living Las Condes Arauco em parceria com os arquitetos Luana dos Santos, William Greboge, Carolina Leal Ribas e Denise Leal Ribas.


“Costumo dizer que nosso trabalho de criação só se conclui quando vemos nossos padrões aplicados nos móveis e ambientes. Então, nada melhor do que a CASACOR para concluir esse processo com chave de ouro”, destaca Sollon Cassal, gerente de Produtos e Tendências da Arauco.


Carlos Tietjen, especificador técnico e arquiteto da Divisystem e idealizador do ambiente Meeting Point Divisystem, garante que a participação na CASACOR superou as expectativas da empresa, que se fez presente em quatro ambientes com produtos como revestimento acústico SWISSCLIC, nuvens acústicas, baffles acústicos e divisórias alto padrão.


“Muitos profissionais, especialmente de arquitetura e design, passaram a conhecer os produtos da Divisystem e acompanhar o trabalho da empresa depois da Mostra. Tanto que nossa agenda de visitas está pelo menos cinco vezes mais cheia agora. A CASACOR é uma ótima vitrine para os fornecedores, porque atinge diretamente o mercado que querem começar ou ampliar a atuação”, garante o profissional.


Tour Virtual 3D


Mesmo com o fim da 27ª edição da Mostra paranaense, ainda é possível ver e rever os ambientes da CASACOR Paraná 2021 através do Tour Virtual 3D, que ampliou a experiência de visitação em uma experiência digital sem igual.

Últimas Notícias