Cardume Caiçara: obra com 450 tainhas de vidro pode ser conferida em exposição no MuMA
- 24 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
24/06/2025

Um dos destaques do 2º Salão do Vidro, mostra internacional de artes visuais que acontece no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão, é a instalação Cardume Caiçara, produzida por comunidades de pescadores de Matinhos, no Litoral do Paraná, dentro do projeto Fundição Guará.
A instalação é composta por 450 tainhas de vidro e também tem sons que remetem ao mar. Cardume Caiçara integra o conjunto de 55 obras do salão, que fica aberto ao público de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada grátis, até 17 de agosto.
“A instalação Cardume Caiçara foi produzida por pessoas que até um ano atrás não tinham contato com o vidro como linguagem artística”, afirma a artistaDésirée Sessegolo, orientadora ecriadora do projeto.
A obra é fruto de um projeto de capacitação da Fundição Guará, iniciativa de caráter socioambiental apoiada pela Lei Rouanet. A Fundição, que completa um ano de atuação, une formação técnica, valorização da identidade local e reaproveitamento de resíduos para criar arte com impacto social e ambiental.
Tainha como inspiração
Inspirada na pesca artesanal da tainha, tradição da cultura caiçara, a instalação usa o vidro em movimento fluido para representar cardumes que cruzam o litoral paranaense todos os anos e servem de renda e subsistência para várias famílias.
“Os pescadores colocam redes circulares em águas rasas, conduzindo os peixes com movimentos sincronizados. Essa dinâmica serve de metáfora para a própria comunidade, cuja força está na coletividade e na ancestralidade”, destaca Désirée.
Rumo a Veneza
Após o 2º Salão do Vidro, Cardume Caiçara vai para um dos principais eventos internacionais do setor: The Venice Glass Week, que ocorre de 13 a 21 de setembro em Veneza, na Itália.
SERVIÇO
2ª Salão do Vidro
Local: Museu Municipal de Arte
Endereço: Avenida República Argentina, 3430 – Portão Cultural (em frente ao Terminal do Portão)
Aberto de terça a domingo, das 10h às 19h
Entrada grátis
Endereço: Avenida República Argentina, 3430
Foto: Cido Marques







Comentários