top of page

Campanha alerta para "dor de cabeça" com placas falsificadas

19/06/2024

Campanha visa alertar para a importância de conferir a idoneidade das placas de identificação



Só quem já foi parado numa blitz e teve o carro apreendido por alguma irregularidade sabe o tamanho do incômodo que essa situação causa.

Imagine então ter seu carro recolhido ao pátio do Detran por causa de um problema prosaico na placa de identificação. Isso é mais comum do que se imagina, e na maioria das vezes o motorista "paga o pato" porque não prestou atenção em pequenos detalhes.


A falsificação de placas veiculares é mais comum do que se imagina, e por causa disso a Associação dos Fabricantes de Placas para Veículos do Estado do Paraná (Afaplacas) está promovendo a campanha De Olho na Placa. O objetivo é alertar os proprietários de veículos e motoristas sobre a importância de conferir a idoneidade das placas de identificação. Transitar com uma placa fora dos padrões exigidos pode virar uma dor de cabeça imensa, sujeita a penas de até seis anos de prisão. Dentre as características de fácil verificação numa placa original está o QR Code, item obrigatório nas placas Mercosul. A validade pode ser conferida diretamente pelo aplicativo VIO, no posto de Trânsito do Detran ou num estampador credenciado pelo órgão de trânsito.


Segundo Dalmo Barbosa, proprietário de uma fábrica de placas na capital paranaense, a placa Mercosul é a preferida dos falsificadores. "É, sem dúvidas, a que mais tem clonagem", afirma Barbosa. Ele conta que foi parado num posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e percebeu que até mesmo policiais desconhecem o sistema de verificação da placa pelo QR Code. "É um sistema muito seguro, e a melhor coisa a fazer é garantir que a sua placa está totalmente dentro da lei", conclui Barbosa. Segundo o presidente da Afaplacas, Emerson Oliveira, pode parecer tentador pagar muito mais barato por uma placa. Mas, em geral, esta placa não terá o QR Code registrado e, portanto, será inválida.


"Instruímos o comprador a sempre solicitar a nota fiscal da empresa estampadora e fazer a leitura do QR Code via aplicativo VIO, imediatamente, no momento da instalação. Dessa forma ele terá certeza de que as placas de identificação estão devidamente registradas e atendem a legislação vigente", concluiu Oliveira.


Foto: Divulgação


留言


Últimas Notícias

bottom of page