18/03/2024
Os espetáculos realizados nesta sexta (15/3) e no sábado (16/3) apresentaram obras de Bach e Händel
Com a presença de personalidades que moldaram sua trajetória, a Camerata Antiqua de Curitiba celebrou o quinquagésimo aniversário neste fim de semana, marcando o início da temporada de concertos de 2024. Os espetáculos realizados nesta sexta (15/3) e no sábado (16/3) apresentaram obras de Bach e Händel, compositores mais executados ao longo de toda a história da Camerata de Curitiba.
O maestro argentino Cesar Bustamante conduziu o grupo e expressou sua alegria. “A Camerata é um farol na América Latina, uma referência na música barroca para todos que estudam o gênero. Sempre vimos Curitiba como uma irmã mais experiente na música, por isso é uma satisfação enorme estar aqui”, comentou o maestro.
Desde sua fundação em 1974, pelos visionários maestro Roberto de Regina e cravista Ingrid Müller Seraphim, o grupo tem sido um símbolo musical da cidade. Encantada com o concerto, Ingrid deixou palavras de elogio aos músicos. "A Camerata se superou e a performance desta noite já demonstra um nível surpreendente, fruto do amor dedicado à música", disse Ingrid.
Do Rio de Janeiro, Roberto de Regina enviou um recado gravado transmitido no telão.
"Tenho uma filha, uma menina muito querida por todos, que este ano completa 50 anos, e só tenho a agradecer a todos pelo cuidado e zelo que Curitiba tem tido com essa criança", disse um dos fundadores da orquestra erudita, Roberto de Regina.
Na plateia também estavam ex-integrantes do grupo. Mais de 120 músicos já passaram pela Camerata, entre eles a atual coordenadora, Janete Andrade, que antes atuava como oboísta. "É uma trajetória de vida, com momentos bons e outros mais desafiadores. Houve muita caminhada e hoje nos sentimos privilegiados por viver isso", contou Janete.
O concerto foi também marcado pelo lançamento da exposição da Camerata, apresentando fotos e conquistas do grupo, além da inclusão da tradução em libras para ampliar a acessibilidade. Como um gesto de celebração ao passado e ao futuro, um brinde encerrou os concertos.
A temporada que comemora o jubileu de ouro do grupo promete reafirmar sua importância histórica e artística. Com mais de 70 concertos planejados e uma variedade de programas, a Camerata continua a tradição de excelência musical que a caracteriza há meio século.
Comentarios