top of page

Café do Teatro Guaíra está cheio de referências históricas

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 16 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

16/08/2023


A revitalização desse local é fruto de um pregão eletrônico para permissão de uso



As portas do café do Centro Cultural Teatro Guaíra estão abertas para receber o público que frequenta o espaço cultural ou circula rotineiramente pela região central de Curitiba. O novo café ocupa parte do Salão de Exposições, ao lado da bilheteria, com horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábado, das 9h às17h.


A revitalização desse local é fruto de um pregão eletrônico para permissão de uso oneroso por parte do Serviço Social Autônomo PalcoParaná. A vencedora foi a empresa Merenda Mais de São José Alimentos, que poderá utilizar esse espaço por dez anos. Ela pode explorar, ainda, o espaço da Bomboniere, no primeiro andar, em dias de eventos culturais no teatro.


O café tem uma relação umbilical com a cultura e a arquitetura do famoso Guaíra. O objetivo é ampliar o leque de oportunidades para turistas que desejam conhecer o local e aproximar as manifestações culturais dos palcos da rotina agitada de uma metrópole.


Foram cinco meses de obras para juntar referências sobre a origem do teatro e as memórias do Paraná, e agora o café já colhe bom movimento no primeiro mês de abertura.


“A ideia do café do teatro era um sonho, então a nossa missão não era simplesmente projetar uma cafeteria tradicional”, frisa a arquiteta Desireé Copinski Ribeiro, responsável pelo projeto. “Na área de atendimento, ao fundo, temos uma releitura das fachadas do Theatro São Theodoro, onde tudo começou, e a primeira fachada do Theatro Guayrá”.


"Também utilizamos as duas fachadas da construção moderna. Na bancada de atendimento mais próxima ao público do café temos a forma do inconfundível arco da fachada do prédio atual. Outros elementos são a cor e o tecido das cortinas e o tablado para uma área de shows acústicos”, exemplifica Desireé. "É o novo que acolhe, abraça e não esquece, mas se integra. Essa foi a ideia do café”.


E toda essa inspiração também está presenta na cozinha. A jovem chef do Café Guairão, Milena Nagib Majzoub, atuou por cinco anos no restaurante de culinária da família e é professora de culinária árabe em uma faculdade local. Para o café do Teatro Guaíra, o cardápio ganhou novas inspirações. A estrela, segundo ela, é a coxa creme. As opções ainda incluem bolos, tortas, pratos quentes, tostados, além de cafés especiais.


“Quisemos trazer opções desde o café da manhã, com ovos mexidos e iogurte com frutas, até massas e saladas para o almoço, que recebem nomes de artistas, e as sobremesas”, detalha Milena.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page