top of page

Câmara propõe lei para combater racismo nos estádios

  • Foto do escritor: JORNALE
    JORNALE
  • 19 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

18/07/2023


O jogador brasileiro Vini Jr. inspirou a proposta em debate na Câmara



A capital paranaense estuda projeto de lei com o objetivo de implantar a Política Municipal Vini Jr., de combate ao racismo, à discriminação racial e a outras formas de intolerância étnica nos estádios, ginásios e arenas esportivas, públicos ou privados. De iniciativa dos vereadores Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Herivelto Oliveira (Cidadania) e Professor Euler (MDB), a proposição foi apresentada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) há pouco mais de um mês e será discutida pelas comissões a partir de agosto, com o fim do recesso parlamentar.

“A proposta vem em meio às discussões sobre a necessidade de ações incisivas por parte da sociedade e do poder público para se instituir medidas de combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica no meio esportivo. A ideia é garantir que o acesso e participação da população negra nesses espaços não sejam prejudicados por quem não respeita princípios elementares do respeito a todos”, defendem os autores na justificativa da matéria. Dentre outros casos de racismo contra atletas, a proposição cita os ataques contra o jogador brasileiro Vinícius Júnior, o Vini Jr., na Espanha.

“O número de ataques racistas tem crescido no Paraná. Segundo informações da Polícia Civil, entre janeiro e outubro de 2021, foram registrados 953 boletins de ocorrência por racismo ou injúria racial.”

Comments


Últimas Notícias

bottom of page