top of page

Brasil detém grande potencial para geração de energia renovável, destaca Ratinho Jr

24/09/2021


A geração de energia hídrica, disse ele, traz menores impactos ambientais e têm alto grau de eficiência, além de contar com tecnologia 100% nacional


Tecnologia 100% nacional, impactos ambientais mais baixos que outras fontes energéticas e alto grau de eficiência na geração de energia foram alguns dos pontos defendidos pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em favor dos projetos de aproveitamento energético de rios e bacias hidrográficas do País. Ele participou, nesta quinta-feira (23), da segunda edição do workshop Inventários Elétricos Participativos, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).


O evento busca estabelecer um diálogo entre os representantes dos diferentes segmentos envolvidos nos processos de implantação de empreendimentos hidrelétricos no País, com o objetivo de tornar mais célere e seguro o licenciamento ambiental para a instalação dessas usinas.


Promovido de forma híbrida, com parte do público presencial e o restante participando de forma remota, inclusive o governador Ratinho Junior, a abertura do evento contou também com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; dos presidentes da Aneel, André Pepitone; e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christiane Dias Ferreira; e do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, é um dos palestrantes do workshop.


Ratinho Junior destacou que o Brasil tem grande expertise na geração de energia sustentável, principalmente de matriz hídrica. “A geração de energia hídrica renovável é um modelo brasileiro, expertise nossa. Com toda a engenharia empreendida ao longo das décadas, o País tem um potencial gigantesco nessa área, pois detém a tecnologia e o conhecimento profissional”, disse.


“Temos outras fontes de energia renovável, mas a geração pelos rios, pela água, é ainda a forma mais eficiente e ambientalmente correta”, destacou o governador. “Com o modelo de Inventário Participativo, a tendência é trazer ainda mais transparência e qualidade a esse processo. A discussão com a sociedade é fundamental para proteger essa produção construída ao longo dos anos, além de colaborar para que futuros projetos possam avançar no País”.


Foto: Ari Dias/AEN

Últimas Notícias

bottom of page