Bombeiros reforçam ações de prevenção no Litoral durante o Carnaval

26/02/2022


Serão intensificadas as medidas de prevenção, fiscalização e orientação aos veranistas



O Corpo de Bombeiros do Paraná está preparado para atender o grande fluxo de pessoas previsto para o Litoral durante o feriado de Carnaval. E como a segurança do cidadão no mar é prioridade, serão reforçadas as medidas de prevenção, fiscalização e orientação e aos veranistas por parte dos guarda-vidas, além do trabalho de atendimento a acidentes de trânsito, pré-hospitalares e de combate a incêndios. As atividades de praia contarão com quadriciclos, motos aquáticas, bandeiras e placas de orientação, postos de guarda-vidas e apoio de uma aeronave preparada para os atendimentos.


“Ampliamos a quantidade de postos de guarda-vidas no Litoral já no início do verão e, hoje, o serviço está sendo prestado com excelência e dedicação, tanto pelos guarda-vidas, diretamente nas praias, quanto nos demais serviços de atendimento, que fazem toda a diferença para o salvamento das pessoas em nosso Litoral”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco. “Nossos guarda-vidas estão redobrando a atenção no cuidado com os banhistas e pedidos ao cidadão prudência ao entrar no mar”.


A população precisa estar atenta às sinalizações na areia que indicam se o local é seguro para banho. O Corpo de Bombeiros lembra que a entrada no mar deve ocorrer somente em locais próximos aos postos de guarda-vidas, sempre delimitados pelas bandeiras com as cores vermelho sobre amarelo. Nos locais onde há a bandeira preta não há supervisão de guarda-vidas e o cidadão não deve entrar na água.


Ainda nas areias, as pessoas contarão com dezenas de guarda-vidas distribuídos por toda a faixa litorânea paranaense durante todos os dias. Eles farão orientações e advertências para chamar a atenção dos banhistas sempre que estiverem em perigo. “No entanto, o cidadão também é responsável por sua segurança, ou seja, tomar cuidados como respeitar limites do seu corpo, condições físicas e também do local ajudam a evitar afogamentos”, diz a porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Paraná, tenente Ana Paula Inácio de Oliveira Zanlorenzzi


Também estão em patrulhamento constante, tanto na água quanto na areia, os bombeiros militares coordenadores de setor que, dentre suas funções, são responsáveis por fazer rondas com quadriciclos e motos aquáticas pelas praias, a fim de dar suporte aos guarda-vidas em situações emergenciais e garantir mais segurança ao banhista. Além disso, em casos específicos de busca e salvamento, um helicóptero, que faz parte do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), poderá ser acionado.


“Estamos aqui para fazer os atendimentos necessários em qualquer momento e situação, porém, visando a segurança e o bem-estar do cidadão, reforçamos que a prevenção é sempre importante”, afirma a tenente. “Estamos em um período em que as pessoas aproveitam para se divertir no mar, mas é importante que isso seja feito com segurança. Bebida e mar não combinam, e entrar na água durante a noite também não deve ocorrer”.


A atuação dos bombeiros durante este Carnaval não se limitará aos atendimentos na areia. “Nossas equipes seguem preparadas para agir tanto na parte de prevenção, com orientações e contato com a comunidade, quanto com as ações de busca e salvamento, atendimentos de acidentes e combate a incêndios, os quais, desde o início do verão, já estão sendo reforçados”, diz a tenente.


O grande fluxo de pessoas circulando nas rodovias que dão acesso ao Litoral aumenta a chance de acidentes. As equipes de atendimento emergencial e socorro do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), em parceria com ouros órgãos do Estado ou municípios, também estarão prontas para atender situações em que a vida do cidadão esteja em risco.


A tenente Ana Paula também solicita às pessoas que fiquem atentas à sua própria segurança dentro e fora de casa, evitando, por exemplo, se expor a riscos desnecessários. Ela também orienta que sejam tomados os cuidados durante utilização de objetos que possam provocar ferimentos, ao transitar em trilhas e caminhadas, e que as pessoas evitem subir em pedras, pois podem ocorrer quedas.


ACIONAMENTO - Caso o cidadão necessite de ajuda, deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone emergencial 193. “Nosso telefone está disponível durante as 24 horas do dia e nossas equipes estão de prontidão para atender a população da melhor maneira possível”, afirma a tenente.

Últimas Notícias