16/11/2024
Serão coletadas amostras de 66 de pontos
O Instituto Água e Terra (IAT) começa a análise da balneabilidade das águas do Paraná nesta segunda-feira (18), cerca de quatro semanas antes da divulgação do primeiro boletim oficial da temporada 2024/2025 de verão, previsto para ocorrer em 20 de dezembro. Serão coletadas amostras de 66 de pontos, em balneários do Litoral e prainhas de água do doce da Costa Oeste e região Norte. O monitoramento segue até 28 de fevereiro, com a produção de 11 levantamentos semanais, três a mais do que em 2023/2024.
Segundo o IAT, a operação tem início já em novembro porque para a produção de cada um dos boletins é preciso a amostragem prévia de cinco semanas em cada ponto de coleta da água. Ou seja, o primeiro levantamento vai levar em consideração os resultados obtidos nas pesquisas dos dias 18 e 25 de novembro; e 2, 9 e 16 de dezembro. O rito é repetido para a confecção de todos os outros materiais – quando uma nova coleta é feita, a mais antiga é descartada, seguindo assim com as cinco mais recentes.
O monitoramento busca garantir aos veranistas praias com águas limpas. A análise verifica, por exemplo, se há contaminação por esgoto sanitário clandestino. Para isso, é utilizado o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos causadores de doenças.
Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play. A balneabilidade também pode ser checada através de banners localizados nos balneários. Os de cor azul indicam área própria para banho e, os de cor vermelha, área imprópria.
Comments