Biografia de Mercedes Sosa mostra a trajetória de uma das maiores vozes da América Latina

11/12/2021


Livro é da escritora dinamarquesa Anette Christensen



Considerada a maior intérprete do folclore argentino, Mercedes Sosa se tornou uma das principais representantes da música latina no mundo.


A trajetória artística e pessoal da cantora, símbolo das lutas por igualdade e justiça, é contada no livro Mercedes Sosa – A Voz da Esperança. A biografia é de autoria da escritora dinamarquesa Anette Christensen.


Publicado originalmente em inglês, a obra com traduções de Mariana D’Angelo é fruto de mais de sete mil horas de pesquisa. Além da consulta bibliográfica, a autora teve acesso a gravações, participações da cantora em eventos, shows, entrevistas concedidas, entre outras realizadas por Anette em quase uma década. Amigos, colegas e fãs revelam histórias nunca antes contadas ao público.


Ilustrada com 44 fotos históricas, a primeira parte retrata a extraordinária vida e carreira de Sosa e mostra como a criação em uma família pobre da classe operária, o ambiente político da Argentina durante a ditadura militar e as aflições pessoais moldaram sua vida e carreira. Entre os períodos marcantes, como as perdas do pai e do marido, a cantora foi acusada de desobediência civil, chegou e a ser presa e também exilada.


Eram músicas de protesto? Eu nunca gostei desse rótulo. Eram canções sinceras sobre o modo como as coisas realmente são. Eu sou uma mulher que canta, que tenta cantar o melhor possível com as melhores músicas disponíveis. Foi-me atribuído este papel de grande contestadora, mas não é nada disso. Eu sou apenas uma artista pensante. (...) Eu acredito em direitos humanos. A injustiça me faz sofrer, o que quero é a paz verdadeira.. (Mercedes Sosa – A Voz da Esperança, p. 29 )


Na segunda parte, a autora retrata os impactos positivos da conexão com “La Negra”, como a argentina era conhecida, que a ajudaram a superar traumas emocionais e a fadiga crônica. Através de princípios da neurobiologia interpessoal, Anette Christensen explora o impacto terapêutico da vida e da música de Sosa e usa as próprias experiências para mostrar como relações afetivas, música e mindfulness têm o poder de curar e reformular o cérebro.


O filho da artista e presidente da Fundação Mercedes Sosa, Fabián Matus, endossa o livro, “uma nova e tocante perspectiva sobre a nossa amada Mercedes”. Fabián faleceu em 2019, ano de publicação da versão original do livro. Na ocasião, a primeira parte da obra foi publicada em português sob o título Mercedes Sosa – Uma Lenda. O retorno positivo dos leitores brasileiros levou a autora a lançar também a versão completa.


Onde encontrar:


Amazon

https://www.amazon.com.br/Mercedes-Sosa-Esperan%C3%A7a-Anette-Christensen/dp/8799821605/ref=sr_1_5?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=mercedes+sosa&qid=1635944112&sr=8-5


Um livro

https://loja.umlivro.com.br/mercedes-sosa---a-voz-da-esperanca-6150117/p


Foto: Divulgação/Anette Christensen


Últimas Notícias