top of page

Banco alemão encaminha estudos de implantação de ônibus elétricos em Curitiba

04/05/2022


Técnicos do kfW cumpriram agenda de reuniões na Urbs



Técnicos do KfW Bankengroupe, banco de desenvolvimento alemão, cumpriram visita técnica a Curitiba, nesta terça-feira (3/5), como parte do alinhamento final para estudos de pré-viabilidade dos sistemas de eletromobilidade para os projetos do Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste.


Integrado ao Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), o KfW irá custear, com recursos a fundo perdido, estudos para a implantação de ônibus elétricos em larga escala em Curitiba com vistas a indicar as melhores soluções de implantação e também para a substituição da frota de ônibus urbanos movidos a diesel por veículos de nova matriz energética com zero emissão de carbono.


De acordo com o consultor sênior da área de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade do KfW, Dirk Heinrichs, a visita técnica a Curitiba reforça o compromisso entre as partes para o estabelecimento de um cronograma conjunto de atividades. “Trabalharemos com Curitiba no estudo de pré-viabilidade”, ressalta.


O banco alemão deverá assinar ainda nesta semana contrato com a empresa de consultoria que venceu a concorrência para a realização dos estudos na capital paranaense. O prazo para conclusão dos levantamentos e análises é de 150 dias.


Nos estudos também deverão estar contemplados modelos de negócios que contemplem a integração com a região metropolitana, áreas de garagem para recarga dos veículos e sistema de bilhetagem integrada.


“Curitiba é referência internacional no planejamento urbano porque aliou seu desenvolvimento na consolidação do sistema de transporte e o uso do solo”, reforça o consultor sênior da área de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade do KfW.


O apoio técnico a Curitiba, com recursos do governo alemão, foi garantido em agosto do ano passado quando a cidade foi selecionada em chamada nacional divulgada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) da qual participaram projetos de estados, capitais, do Distrito Federal e de municípios com população acima de 500 mil habitantes. Com os projetos curitibanos, foram selecionadas propostas apresentadas pelas cidades de Fortaleza, Recife, Guarulhos e Salvador.


Completaram a equipe do banco alemão na agenda em Curitiba Luis Abalo, do Departamento de Licitações e a gerente de projetos de Mobilidade, Agatha Conde. O grupo cumpriu agenda de reuniões na Urbs, no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e fez visitas aos eixos de transporte Leste-Oeste e Sul, com paradas no terminal metropolitano de Pinhais, no terminal Campina do Siqueira e no modelo de mobilidade compartilhada implantado na estação Carlos Dietzsch, junto à Igreja do Portão.

Comments


Últimas Notícias

bottom of page